Disciplina: Estudo do Meio IV

Área Científica:

Estudo do Meio

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver a capacidade de investigar e organizar o saber sobre a Química e a Geologia, de forma sistematizada;
2 - Compreender o caráter interdisciplinar do ensino experimental das ciências;
3 - Conhecer conceitos e princípios básicos da Química e da Geologia, para a compreensão de fenómenos da vida diária;
4 - Reconhecer o contributo da Química para o progresso tecnológico e melhoria da qualidade de vida;
5 - Compreender a inter-relação entre a Química e a Geologia e outras ciências, na explicação dos fenómenos naturais, numa abordagem holística ao conhecimento científico;
6 - Desenvolver a curiosidade científica;
7 - Treinar o pensamento crítico, recorrendo a várias fontes de informação para a explicação dos fenómenos do meio envolvente;
8 - Identificar elementos químicos e geológicos do meio envolvente e suas inter-relações;
9 - Realizar atividades práticas que mobilizem saberes da Química e da Geologia, adaptando-as ao nível cognitivo dos alunos e às OCEPE e aos programas do 1º e 2º CEB.

Conteúdos / Programa:

1 - Composição da matéria
1.1 - Conceitos fundamentais em Química
1.1.1 - O método científico;
1.1.2 - Caracterização da matéria;
1.1.3 - Os gases;
1.1.4 - A água como solvente;
1.2 - Química e ambiente natural
1.2.1 - A água e a atmosfera-importância para a existência de vida na Terra;
1.2.2 - A poluição orgânica e inorgânica e desenvolvimento sustentável;
1.3 - Composição Química dos Seres Vivos
1.3.1 - Principais moléculas da vida;
1.4 - Geologia e meio ambiente
1.4.1 - O ciclo das rochas;
1.4.2 - Recursos minerais, água e solo;
1.4.3 - Exploração sustentável de recursos e alterações climáticas;
1.4.4 - Riscos geológicos e ordenamento;
2 - Laboratório-regras de segurança e organização
2.1 - Segurança Laboratorial;
2.2 - Caderno de laboratório;
2.3 - Sinalização de segurança e rotulagem;
2.4 - Relatório científico;
2.5 - Noções básicas de ética em ciência;
2.6 - Trabalhos práticos e a compreensão da matéria.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Barnes, J. W. & Lisle, R. J. , 2003 , Basic Geological Mapping , New York: John Wiley & Sons
Chang, R. , 2010 , Chemistry , New York: McGraw-Hill
Chapman, J. L. & Reiss, M. , 2000 , Ecology: Principals and Applications , Ecology: Principals and Applications
Deer, W.A., Howie, R..A. & Zussman, J. , 1981 , Minerais constituintes das rochas-uma introdução , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Harnung, S. E. & Johnson, M. S. , 2012 , Chemistry and Environment , Cambridge: Cambridge University Press
Karen, M. W. , 2009 , Physical Geology Laboratory Manual , New York: Kendall-Hunt Publishing
Martín, J. L., Archevaleta, M., Borges, P. A. V. & Faria, B. (eds.) , 2008 , Top 100. Las 100 especies amenazadas prioritarias de gestión en la región europea biogeográfica de la Consejería de medio Ambientes y Ordenación Territorio , N/A
Silberberg, M. S. , 2009 , Chemistry, The Molecular Nature of Matter and Change , New York: McGraw-Hill.
Van Cleave's, J. , 1991 , Earth Science for Every Kid, John , New York: Wiley & Sons

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino escolhidas pretendem implicar ativamente os estudantes nos processos de construção do seu próprio conhecimento. Os conteúdos teóricos serão desenvolvidos durante as aulas teóricas e postos em prática durante as atividades práticas de laboratório e de campo. Esta implicará a planificação, execução e avaliação de atividades laboratoriais e experimentais, envolvendo o aluno na execução de atividades práticas relacionadas com as vivências diárias. A avaliação dos conteúdos teóricos e práticos será feita em cada um dos módulos lecionados (química e geologia), tendo por base uma prova escrita (50%), trabalhos de grupo (40%) e ainda avaliação individual de motivação e participação nas aulas (10%), incluindo o envolvimento e responsabilidade de cada estudante no adequado funcionamento das aulas, no bom uso de material de laboratório, sua limpeza e arrumação.