Disciplina: Expressão Musical

Área Científica:

Expressão Musical

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Conhecer e aplicar as propriedades da música; 

Desenvolver técnicas para a utilização da voz; 
Conhecer as potencialidades pedagógicas da canção; 
Perceber o papel aglutinador da canção; 
Desenvolver o sentido estético; 
Desenvolver o sentido musical; 
Cantar peças e canções didáticas; 
Criar texturas/sequências rítmicas e melódicas; utilizar o instrumentário Orff no acompanhamento de peças e canções simples, em diversos andamentos e em diversas formas; 
Conhecer e experimentar elementos básicos da dança em contexto educativo, em conjugação com a música e o movimento corporal; Conhecer as potencialidades e percecionar a importância da articulação curricular da música com outras áreas do saber.

Conteúdos / Programa:

A aquisição dos conhecimentos e competências na área da expressão musical através dos conceitos base - Propriedades da música - ,  o reconhecimento do papel da música na formação holística das crianças, expresso nas potencialidades que encerra, quer como área com conteúdos aprendíveis, quer como suporte a outras áreas curriculares, numa perspetiva de articulação curricular, são  utensílios de base para os estudantes poderem ter sucesso na sua vida profissional futura enquanto professores, no ensino da expressão musical e da dança. Por outro lado, estes conteúdos contribuem, de forma acentuada, para a formação dos alunos enquanto cidadãos sensíveis e atentos a estas áreas, considerando que a maioria não tem uma cultura artística enraizada.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação terá três componentes: Contínua (presença, empenho, criatividade, participação, originalidade nos trabalhos (individuais e de grupo), desempenho nas aulas (partilha de informação de textos disponibilizados (40%); Dossiê de canções e atividades temáticas (25%); Trabalho de grupo sobre um dos conteúdos do programa (35%) - 15% (apresentação e análise crítica) e 20% (escrita).

Aspectos metodológicos

As aulas revestem um caráter teórico/prático, privilegiando-se uma pedagogia ativa, onde a prática conduz à teoria, com partilha de experiências estético musicais, exploração de fontes sonoras diversas; Interpretação de temas vocais e instrumentais;Exploração das potencialidades da voz e respetivos cuidados ? exercícios práticos; Criação de sequências rítmicas e melódicas; Audição de sonoridades e géneros musicais diversos; Movimento corporal expressivo.  Pela natureza prática da UC, considera-se a avaliação contínua  e apresentação e discussão de trabalhos teóricos e práticos.