Disciplina: Iniciação à Prática profissional IV

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Analisar as características específicas do perfil do desempenho profissional do 1ºCEB.

2 Conhecer os programas referentes ao 3º e 4º anos de escolaridade.

3 Reconhecer pressupostos da organização e gestão da sala de aula: propriedades e características.

4 Identificar práticas de qualidade nas intervenções pedagógicas.

5 Promover a capacidade da relação pedagógica com a comunidade educativa.

6 Desenvolver competências de observação, planeamento da intervenção pedagógica e de avaliação.

7 Analisar práticas pedagógicas, conhecimentos científicos e pedagógicos atualizados.

8 Explorar dispositivos de avaliação das aprendizagens dos alunos.

9 Desenvolver competências de reflexão sobre a prática profissional e outros aspetos relacionados com a Educação.

10 Consciencializar para a importância da cultura colaborativa no trabalho docente.

11 Utilizar o e-portefólio como instrumento pedagógico e de avaliação.

12 Conhecer o suporte legal subjacente ao desempenho docente.

Conteúdos / Programa:

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.Análise da Organização Curricular dos 3º e 4ºanos de escolaridade do 1º CEB: Matriz curricular e Metas curriculares e Programas

2.Análise de documentos de apoio acerca das aprendizagens curriculares

2.1  Suporte legal subjacente ao 1.º CEB e ao desempenho docente neste nível de ensino (legislação nacional e regional)

3.Organização e Gestão da sala de aula

3.1 Estratégias de intervenção com alunos no âmbito da sala de aula: natureza das tarefas/atividades e situações de aprendizagem

3.2  Pedagogia diferenciada: conceções de ensino e de aprendizagem subjacentes

3.3  Aprendizagem cooperativa e clima social

3.4  Gestão dos espaços e recursos

3.5  Avaliação das aprendizagens na regulação do processo de ensino-aprendizagem

4.Observação de contextos pedagógicos em turmas do 1º CEB

4.1 Construção de guiões de observação da ação pedagógica

4.2  Análise e interpretação dos dados recolhidos pelas observações

4.3  Análise reflexiva e fundamentada sobre os contextos observados.

5.Diário e registos: uma abordagem reflexiva da prática como ferramenta de desenvolvimento profissional

 

 

PROPOSTAS DE ACÇÃO

 

- Clarificação de conceitos;

- Leitura e análise de textos;

- Reflexão sobre os conteúdos programáticos em grande e pequeno grupo ou a pares.

- Planificação de observações;

- Intervenção educativa em escolas do 1º ciclo;

- Debates e comunicações de trabalhos em grupo;

- Construção e apresentação de trabalhos em pares e/ou em grupo;

- Simulação de atividades pedagógicas em sala de aula;

- Elaboração individual de um comentário reflexivo escrito acerca da intervenção prática.

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Trindade, R.; Cosme, A. (2010). Educar e aprender na Escola. Questões, desafios e respostas pedagógicas.. Fundação Manuel Leão.

Alarcão, I. (Org.) (2008). A educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Relatório do Conselho Nacional de Educação. CNE.

Alarcão, I. (Org.) (2010). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora..

Altet, M. (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora.

Amado, J. S. (2001). Interação pedagógica e indisciplina na aula. Edições ASA, Porto.

Antunes, C. (2007). Professores e professauros ? Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Brasil: Editora Vozes.

Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades. Porto: Asa.

Lopes, J.; Silva, H. S. (2010). O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas Lda..

J. formosinho (2007). O currículo uniforme pronto a vestir de tamanho único. Edições Pedago.

G. Oliveira Martins et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. DGE.

Afonso, C., Laranjeiro, M. A. & Sousa, J. (2008). Portefólio, uma ferramenta de apoio à reflexão continuada.. DGIDC.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: - Exposição verbal e clarificação de conceitos; - Leitura e análise de textos; - Reflexão sobre os conteúdos programáticos em grande e pequeno grupo ou a pares. - Planificação de observações; - Implementação/Intervenção educativa em escolas do 1.º ciclo; - Debates e comunicações de trabalhos em grupo; - Visionamento de vídeos e análise; - Construção de materiais pedagógicos mala pedagógica: (didáticos, iterativos); - Elaboração de um e-portefólio a pares ou em grupo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade, pontualidade, empenho e responsabilidade - 10%; Construção de uma mala pedagógica - 20% (15% produto; 5% apresentação); . Desempenho do estudante em contexto de 1º ciclo do ensino básico - 20%; . E-portefólio reflexivo sobre a intervenção prática - 50%.