Disciplina: Didática Específica do Português

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Promover a consciência linguística;

2 Construir atividades sustentadas para a compreensão e produção da oralidade;

3 Conhecer a importância da leitura para o processo de escrita;

4 Identificar as competências necessárias ao processo de compreensão leitora;

5 Compreender a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento social e coletivo;

6 Dominar os modelos conceptuais que fornecem a fundamentação básica necessária à aprendizagem e ao desenvolvimento da escrita;

7 Promover ambientes de escrita;

8 Adequar a escolha do corpus textual, em função do nível etário e do nível de escolaridade;

9 Compreender o progressivo domínio do funcionamento da língua, na oralidade e na escrita, através da capacidade de reflexão relativa às suas regularidades;

10 Valorizar os conhecimentos gramaticais para aperfeiçoar as capacidades de interpretar e produzir enunciados orais e escritos.

Conteúdos / Programa:

- Pedagogia do oral (compreensão e expressão; dimensão lúdica da palavra: jogos de oralidade; conto e suas possibilidades; competências ligadas à produção e adequação do discurso oral);
- Pedagogia da Leitura (conceitos e abordagens; processos de leitura; competência leitora e interpretação);

- Descoberta da Escrita (escrita como meio de comunicação e expressão; razão gráfica e consciência fonológica; obstáculos para uma boa escrita; processos de aprendizagem);
- Produção Escrita (tipologias textuais; estratégias para o desenvolvimento da escrita; escrita em contexto sociocultural);
- Pedagogia da gramática (ensino da gramática: estado da arte e reações; competências de análise linguística; consciência linguística: fonológica, morfológica, lexical, sintática, textual e discursiva);
- Intervenção científico-pedagógica em contexto educativo (planificação de unidades didáticas no Pré-Escolar e 1.o e 2o CEB; apreciação crítica de manuais e outros materiais didáticos; construção de instrumentos de avaliação)

Bibliografia / Fontes de Informação:

Barbeiro, L. & Pereira, L. A. (2007). O ensino da Escrita: a dimensão textual. Lisboa: ME/DGIDC.

Duarte, I. (1997). Algumas boas razões para ensinar gramática. Porto: Areal.

Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME/DGIDC.

Ferrão Tavares, C. (2007). Didáctica do Português: Língua materna e não materna. Porto Editora.

Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: ME/DGIDC.

Jolibert, J. (1994). Formando Crianças Leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Pereira, M. L. A. (2000). Escrever em Português: Didácticas e Práticas. Porto: ASA.

Sim-Sim, I., Silva, A.C., Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Lisboa: ME/DGIDC.

Sim-Sim, I., Duarte, C., Micaelo, M. (2007). O Ensino da Leitura: A Compreensão de textos. Lisboa: ME/DGIDC.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: As aulas teórico-práticas servirão para a exposição oral por parte da docente e dos estudantes, tendo por base a apresentação e reflexão sobre textos selecionados para a criação do quadro conceptual que oriente e fundamente a elaboração de atividades e recursos pedagógicos. As sessões práticas terão um caráter laboratorial com base em metodologias ativas, assentes em estratégias e recursos como a exposição, o debate, a análise de documentos, o trabalho individual e o trabalho de grupo para reflexão crítica sobre as temáticas abordadas. A ponderação das componentes de avaliação será a seguinte: 25% para a construção de um portefólio de atividades para a leitura e escrita, realizado em grupo; 25% para a planificação de uma atividade/aula, tendo por base um método específico de leitura e escrita, também realizada em grupo; 40% para um teste individual; e 10% para o empenhamento, assiduidade, pontualidade e responsabilidade.