Disciplina: Didática Específica do Estudo do Meio
Área Científica:
Didáticas Específicas
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural
- Compreender a relevância de uma adequada educação em Ciências para todos, em específico no desenvolvimento integral do aluno.
- Reconhecer especificidades na abordagem das ciências da natureza em contexto da Educação Básica.
- Conhecer as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e as Aprendizagens Essenciais para o 1º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes à área do Estudo do Meio Físico Natural.
- Compreender o papel da orientação no ensino das Ciências no Pré-escolar e nos primeiros anos do Ensino Básico.
- Promover a literacia e o conhecimento científico, dando ênfase no ensino das Ciências de base experimental e tendo em consideração a investigação em Didáticas das Ciências.
- Promover a aquisição e reflexão acerca de várias linhas de investigação no âmbito da didática das ciências.
- Aplicar os conhecimentos gerados no âmbito da investigação educacional na prática pedagógica, mobilizando assim para uma intervenção inovadora no ensino das Ciências nas escolas orientada para a promoção da cultura científica dos cidadãos.
- Contribuir para tornar mais consistentes as opções metodológicas na prática pedagógica.
- Estimular a análise critica de materiais disponíveis em vários suportes e fomentar a construção de outros.
- Promover articulações entre as ciências e outras áreas do saber.
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Social
- Conhecer as Orientações Curriculares do Pré-escolar e o programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes às áreas de Estudo do Meio Social e do Meio Físico Natural.
- Adquirir conhecimentos didáticos para a abordagem das temáticas do Estudo do Meio Social.
- Elaborar propostas didáticas no contexto do Estudo do Meio, destinadas ao Pré-escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Assumir pensamento crítico e criativo sobre problemáticas do Meio Social.
- Compreender a relevância de uma adequada educação em Ciências para todos, em particular no desenvolvimento integral dos alunos.
- Reconhecer especificidades na abordagem das ciências da natureza na Educação Básica.
- Promover a aquisição e reflexão acerca de várias linhas de investigação no âmbito da didática das ciências.
- Estimular a análise crítica de materiais disponíveis em vários suportes e fomentar a construção de outros.
- Promover a literacia e o conhecimento científico.
- Promover articulações entre as ciências e outras áreas do saber.
Conteúdos / Programa:
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural
Capítulo 1. A natureza da Ciência
Capítulo 2. Implicações didáticas de teorias dos domínios da Psicologia de Educação e da Sociologia de Educação na aprendizagem das Ciências da Natureza
Capítulo 3. Linhas didáticas orientadoras da construção de atividades em Ciências da Natureza.
Capítulo 4. A planificação de temas de Estudo do Meio Físico Natural
Capítulo 5. A abordagem de temas controversos
Capítulo 6. A dimensão prática em Ciência
Capítulo 7. A avaliação em Ciências. Construção de itens.
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Socia
1.Fundamentos da Didática
2.Metodologia didática
3.O conceito de tempo e de mudança
4.O passado local: estratégias de ensino-aprendizagem
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bibliografia
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural
Almeida, A & Vasconcelos, C. (2013). Guia prático para atividades fora da escola. Lisboa: Fonte da Palavra
Astolfi, J. & Develay, M. (1990). A didática das ciências. Campinas, SP: Papirus.
Cachapuz, A. (2007). Educação em ciência que fazer? Atas do Seminário Ciência e Educação em Ciência: Situação e Perspectivas, 239-249. Lisboa: Conselho Nacional de Educação - Ministério de Educação.
Hodson, D. (1998). Teaching and learning Science - Towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press.
Leite, L. et al (2012a). Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista, 44, 127-143.
Martins, I. (2011). Ciência e Cidadania: perspectivas de Educação em Ciência. In Leite el al. (2011) Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 21-31). Braga: Universidade do Minho
Piaget, J. (1980). Lógica e conhecimento científico. Porto: Civilização.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-escolar. Sistema de Acompanhamento das crianças. Porto: Porto Editora.
Sá, J. & Varela, P. (2007). Das ciências experimentais à literacia: uma proposta didática para o 1ºciclo. Porto: Porto Editora.
Vasconcelos, C. & Almeida, A. (2012). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Porto: Porto Editora.
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Social
Bessa, P. (2003). Rumos da cidadania patrimonial: a localidade na História: do século XV ao século XIX. Porto: ASA.
Bittencourt, C. (2004). Ensino de História: fundamentos e métodos. S. Paulo: Cortez.
Cooper, H. (2002). Didáctica de la historia en la educación infantil y primaria. Madrid: Morata.
Félix, N. (1998). A História na Educação Básica. Lisboa: Ministério da Educação.
García Blanco, A. (1994). Didáctica del museo: el descubrimiento de los objetos. Madrid: Ed. De la Torre.
Herrán Gascón, A. & Paredes Labra, J. (2008). Didáctica General: la práctica de la enseñanza en Educación Infantil, Primaria y Secundaria. Madrid: McGraw-Hill.
Marqués Valea, X. (2008). La toponímia com a matèria d'estudi de secundària: el cas de Galícia. Societat d'Onomàstica: butlletí interior. ISSN 0213-4098. N.º 108-109, pp. 323-338.
Monteiro, A., Gasparello; A. & Magalhães, M. (2007) (Orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ.
Proença, M. (1990). Ensinar/Aprender História: questões de didáctica aplicada. Lisboa: Livros Horizonte.
Telmo, I. (1989). O Património e a escola: do passado ao futuro. Lisboa: Texto Editora.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Cada módulo tem um peso de 50% na nota final.
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural
10 valores = 20% Participação + 45% Trabalho (1) + 35 % apresentação do Trabalho (2)
Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Social
10 valores = 30%Trabalho de grupo I + 30% Trabalho de grupo II + 40 % Trabalho individual