Disciplina: Didática Específica do Estudo do Meio

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural

 

  1. Compreender a relevância de uma adequada educação em Ciências para todos, em específico no desenvolvimento integral do aluno.
  2. Reconhecer especificidades na abordagem das ciências da natureza em contexto da Educação Básica.
  3. Conhecer as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e as Aprendizagens Essenciais para o 1º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes à área do Estudo do Meio Físico Natural.
  4.  Compreender o papel da orientação no ensino das Ciências no Pré-escolar e nos primeiros anos do Ensino Básico.
  5. Promover a literacia e o conhecimento científico, dando ênfase no ensino das Ciências de base experimental e tendo em consideração a investigação em Didáticas das Ciências.
  6. Promover a aquisição e reflexão acerca de várias linhas de investigação no âmbito da didática das ciências.
  7. Aplicar os conhecimentos gerados no âmbito da investigação educacional na prática pedagógica, mobilizando assim para uma intervenção inovadora no ensino das Ciências nas escolas orientada para a promoção da cultura científica dos cidadãos.
  8. Contribuir para tornar mais consistentes as opções metodológicas na prática pedagógica.
  9.  Estimular a análise critica de materiais disponíveis em vários suportes e fomentar a construção de outros.
  10. Promover articulações entre as ciências e outras áreas do saber.

 

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Social

 

  1. Conhecer as Orientações Curriculares do Pré-escolar e o programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes às áreas de Estudo do Meio Social e do Meio Físico Natural.
  2. Adquirir conhecimentos didáticos para a abordagem das temáticas do Estudo do Meio Social.
  3. Elaborar propostas didáticas no contexto do Estudo do Meio, destinadas ao Pré-escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  4. Assumir pensamento crítico e criativo sobre problemáticas do Meio Social.
  5. Compreender a relevância de uma adequada educação em Ciências para todos, em particular no desenvolvimento integral dos alunos.
  6. Reconhecer especificidades na abordagem das ciências da natureza na Educação Básica.
  7. Promover a aquisição e reflexão acerca de várias linhas de investigação no âmbito da didática das ciências.
  8. Estimular a análise crítica de materiais disponíveis em vários suportes e fomentar a construção de outros.
  9. Promover a literacia e o conhecimento científico.
  10. Promover articulações entre as ciências e outras áreas do saber.

Conteúdos / Programa:

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural

Capítulo 1. A natureza da Ciência

Capítulo 2. Implicações didáticas de teorias dos domínios da Psicologia de Educação e da Sociologia de Educação na aprendizagem das Ciências da Natureza

Capítulo 3. Linhas didáticas orientadoras da construção de atividades em Ciências da Natureza.

Capítulo 4. A planificação de temas de Estudo do Meio Físico Natural

Capítulo 5. A abordagem de temas controversos

Capítulo 6. A dimensão prática em Ciência

Capítulo 7. A avaliação em Ciências. Construção de itens.

 

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Socia

1.Fundamentos da Didática

2.Metodologia didática

3.O conceito de tempo e de mudança

4.O passado local: estratégias de ensino-aprendizagem

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bibliografia

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural

 

Almeida, A & Vasconcelos, C. (2013). Guia prático para atividades fora da escola. Lisboa: Fonte da Palavra

Astolfi, J. & Develay, M. (1990). A didática das ciências. Campinas, SP: Papirus.

Cachapuz, A. (2007). Educação em ciência que fazer? Atas do Seminário Ciência e Educação em Ciência: Situação e Perspectivas, 239-249. Lisboa: Conselho Nacional de Educação - Ministério de Educação.

Hodson, D. (1998). Teaching and learning Science - Towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press.

Leite, L. et al (2012a). Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista, 44, 127-143.

Martins, I. (2011). Ciência e Cidadania: perspectivas de Educação em Ciência. In Leite el al. (2011) Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 21-31). Braga: Universidade do Minho

Piaget, J. (1980). Lógica e conhecimento científico. Porto: Civilização.

Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-escolar. Sistema de Acompanhamento das crianças. Porto: Porto Editora.

Sá, J. & Varela, P. (2007). Das ciências experimentais à literacia: uma proposta didática para o 1ºciclo. Porto: Porto Editora.

Vasconcelos, C. & Almeida, A. (2012). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Porto: Porto Editora.

 

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Social

 

Bessa, P. (2003). Rumos da cidadania patrimonial: a localidade na História: do século XV ao século XIX. Porto: ASA.

Bittencourt, C. (2004). Ensino de História: fundamentos e métodos. S. Paulo: Cortez.

Cooper, H. (2002). Didáctica de la historia en la educación infantil y primaria. Madrid: Morata.

Félix, N. (1998). A História na Educação Básica. Lisboa: Ministério da Educação.

García Blanco, A. (1994). Didáctica del museo: el descubrimiento de los objetos. Madrid: Ed. De la Torre.

Herrán Gascón, A. & Paredes Labra, J. (2008). Didáctica General: la práctica de la enseñanza en Educación Infantil, Primaria y Secundaria. Madrid: McGraw-Hill.

Marqués Valea, X. (2008). La toponímia com a matèria d'estudi de secundària: el cas de Galícia. Societat d'Onomàstica: butlletí interiorISSN 0213-4098. N.º 108-109, pp. 323-338.

Monteiro, A., Gasparello; A. & Magalhães, M. (2007) (Orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ.

Proença, M. (1990). Ensinar/Aprender História: questões de didáctica aplicada. Lisboa: Livros Horizonte.

Telmo, I. (1989). O Património e a escola: do passado ao futuro. Lisboa: Texto Editora.

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

Cada módulo tem um peso de 50% na nota final. 

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Físico Natural

10 valores = 20% Participação + 45% Trabalho (1) + 35 % apresentação do Trabalho (2)

Módulo Didática Específica do Estudo do Meio Social

10 valores = 30%Trabalho de grupo I + 30% Trabalho de grupo II + 40 % Trabalho individual