Disciplina: Psicologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as principais teorias e facetas do desenvolvimento humano.
2 - Conhecer os principais modelos explicativos do processo de aprendizagem.
3 - Conhecer as principais mecanismos associados ao desenvolvimento socioemocional.
4 - Conhecer e compreender a implicação e aplicação dos conhecimento adquiridos no contexto educativo.
5. - Mobilizar os conhecimentos adquiridos para o desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas.
6. - Desenvolver competências de pesquisa e pensamento crítico.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Psicologia da Educação
1.1 - Definição e objetivos da Psicologia da Educação
1.2 - Relação entre Psicologia e Educação
2 - Desenvolvimento humano
2.1 - Principais teorias do desenvolvimento humano
2.2 - O desenvolvimento cognitivo, emocional e social
2.3 - Implicações e aplicações no contexto educativo
3 - Mecanismos de Aprendizagem e Motivação
3.1 - Comportamentalismo, cognitivismo e construtivismo
3.2 - Motivação e autorregulação
3.3 - Gestão do comportamento em sala de aula
3.4 - Aplicações no contexto escolar e estratégias pedagógicas
4 - Aprendizagem e desenvolvimento socioemocional
4.1 - Inteligência emocional
4.2 - Competências sociais e emocionais
4.3 - Bem-estar emocional
4.4 - Práticas educativas e programas de intervenção

Bibliografia / Fontes de Informação:

American Psychological Association , 2015 , Os 20 Princípios Mais Importantes da Psicologia para o Ensino e a Aprendizagem, desde o Pré-Escolar ao Secundário. ,
Carvalho, A. , 2016 , Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em meio escolar. , DGS
Ferrándiz, C., et al. , 2014 , Inteligência Emocional: Aplicações e Implicações Educativas. In L. Almeida, & A. Araújo (Eds.), Aprendizagem e sucesso escolar: Variáveis pessoais dos alunos , ADIPSIEDUC
Lefrançois, G. , 2020 , Theories of human learning: Mrs. Gribbin's Cat . , Cambridge University Press.
Lopes, J. A. L , 2009 , Comportamento, aprendizagem e "ensinagem" na ordem e desordem da sala de aula. , Psiquilíbrios
Papalia, D. E., & Martorell, G. , 2024 , Experience human development , McGraw Hill.
Rosário, P., Cefai, C., (Eds) , 2024 , The case of social emotional learning: Evidence-based practices. Frontiers Media SA. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Como as aulas são de índole teórico-prática poderá recorrer-se a metodologias de trabalho variadas, privilegiando-se, quando se abordar conteúdo mais teórico para a exposição e explicação das temáticas, o método expositivo, que poderá ser conjugado com o método interrogativo, e, depois, na parte de exercício e treino o recurso aos métodos demonstrativo e ativo, promovendo o trabalho individual e em grupo, bem como o feedback das atividades realizadas aos estudantes. Ao longo das aulas, além dos métodos referidos prevê-se também o recurso a metodologias ativas de aprendizagem e aprendizagem colaborativa como problem based learning, peer-instruction, e flipped classroom. Metodologia de Avaliação: Individual através da realização de um teste individual (50%) e grupal através da realização de um trabalho (50%).

Regente da Disciplina:

Ana Maria Pereira Antunes