Disciplina: História do Desporto

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimento básico do domínio da etno-antropologia de modo a compreender a discussão sobre o processo dinâmico da Cultura.
2 - Conhecer as dinâmicas culturais que estruturam a compreensão da importância da atividade física e os diferentes significados e leituras que lhe deram expressão.
3 - Compreender os valores e dinâmicas antropológico-culturais e sociais nos diferentes períodos históricos da vida do homem, onde as atividades físicas marcaram importância de relevo.
4 - Conhecer as diferentes expressões da atividade física e a sua importância relativa, determinada por contextos civilizacionais diferenciados, desde a Antiguidade aos nossos dias, entendendo as razões, a partir das correntes filosóficas e ideológicas que as justificaram.
5 - Adquirir a capacidade de analisar comparativamente as diferentes expressões, valores e contextos, para uma melhor compreensão da realidade da Cultura Desportiva dos nossos dias.

Conteúdos / Programa:

1 - Estrutura concetual da dinâmica cultural.
2 - Cultura e Ajustamento Humano.
3 - Fatores Essenciais de Cultura.
4 - Etnemas.
5 - O Jogo como fenómeno cultural.
6 - O Jogo e o Sagrado.
7 - Antiguidade. O Mundo Helénico e as expressões da atividade física. Período Romano, dos Jogos Olímpicos aos Ludi.
8 - Idade Média. Desvalorização das práticas de atividade física por uma conceção da existência humana assente na Metafísica Idealista. Torneios e Justas; Vertente folclórica; Atividades físicas de caraterísticas funcionais.
9 - Idade Moderna. O Movimento Renascentista e a nova conceção da existência humana determinada pela passagem de uma conceção Teocêntrica para uma conceção Antropocêntrica.
10 - Idade Contemporânea. Movimento Iluminista na afirmação da importância das atividades lúdico-desportivas. Instabilidade política na Europa do séc. XIX e as conceções europeias de Educação Física. Conjunturas históricas que, no séc. XX, constituíram marcos importantes da Institucionalização do Desporto.

Bibliografia / Fontes de Informação:

. , 2002 , Actas das III Jornadas de Sociologia do Desporto - Um olhar sociológico sobre o desporto no limiar d , Colecção Estudos, CEFD, Lisboa
Autores diversos , O Desporto no Séc.XXI , Ed. C.M.Oeiras, Lisboa
Berger, Peter , Perspectivas sociologicas , Ed. Vozes, Lisboa
Bernardi, Bernardo , Introdução aos Estudos Etno-antropológicos , Edições 70, Coimbra
Caillois, Roger , O Homem e o Sagrado , Edições 70, Coimbra
Horton, Paul B./Hunt, Chester L. , ?Sociologia? , São Paulo, Ed. McGraw-Hill, Brasil
Tittieve, Mischa , Introdução à Antropologia Cultural , Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Dufour, W. , 1993 , Une Demi-Siécle d?Educaction Physique en Europe: FIEP Bulletin , Ant./Wint
Elias, N. , 1992 , A Busca da Excitação , Ed Difel, Lisboa
Seurin, P. , 1961 , L?Education Phisique dans le Monde , Ed. Briére, Bordeaux
Vandalen, D.B. , 1971 , A World History of Physical Education , N.J., Prentice Hall, Inc
Hasse, M. , 1999 , O Divertimento do Corpo. Corpo, Lazer e Desporto, na transição do Século XIX para o Século XX, em Portugal , Ed. Temática
Mandell, R. D. , 2006 , Historia cultural del deporte , Bellaterra Ediciones

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
São adotados "métodos ativos" por discussões dirigidas nas aulas de temas previamente definidos de acordo com os conteúdos dos blocos de matéria constantes do programa, a partir de: 1. Exposição dos conteúdos fundamentais pelo docente em aulas teóricas. 2. Leituras paralelas e obrigatórias de textos indicados pelo docente, com a apresentação, pelos alunos, de resumos críticos escritos. 3. Análise crítica em aulas teórico-práticas das leituras referidas em 2. Avaliação - a) Avaliação periódica: constituída por duas provas escritas sobre questões dos conteúdos programáticos. (Ponderação 70%); b) Avaliação contínua - Trabalhos escritos com respetiva apresentação e defesa oral (Ponderação 20%); c) Intervenções críticas fundamentadas no decurso das aulas. (Ponderação 10%).