Disciplina: Controlo e Aprendizagem Motora

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Conhecer, dominar e distinguir os conceitos de aprendizagem, desenvolvimento e performance no contexto da prática da atividade física e do treino desportivo;
2. - Identificar e perceber as teorias e os fatores que explicam a aprendizagem motora enquanto processo de melhoria da performance.
3. - Interpretar o processo de controlo e aprendizagem motora em situações teórico-práticas da atividade física e do treino desportivo.
4. - Participar e intervir oportunamente nas aulas evidenciando capacidade de compreensão e aplicação do conhecimento.

Conteúdos / Programa:

1. - Crescimento, Maturação, Aprendizagem Motora, Performance e Desenvolvimento Motor.
2. - Aprendizagem Motora como processo de melhoria consistente da performance. Relação e distinção entre Aprendizagem e Performance. Fatores e critérios associados.
3. - Controlo Motor. Sistema Nervoso central e classificação dos movimentos: reflexos, rudimentares e os voluntários.
4. - Operações de aprendizagem: Representação Mental e Feedback. Definição, fases e fatores.
5. - Informação, Memória e Aprendizagem Motora.
6. - Informação e tarefa.
7. - Conceito de Estratégias Percetivas.
8. - Fases de tratamento de informação: identificação, escolha e programação.
9. - Teoria de Esquema. Programa Motor Genérico. A variabilidade das condições de prática.
10. - Perspetiva Ecológica da Aprendizagem Motora.
11. - Transfer e aprendizagem motora.
12 - Informação de retorno sobre o resultado. Fatores: tempo de atuação, precisão e quantidade de KR.
13 - Motivação e aprendizagem motora.
14 - Análise da tarefa, aprendizagem e tendências contraditórias.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. Godinho , 2002 , Controlo Motor e Aprendizagem: Fundamentos e Aplicações , Lisboa. Edições FMH, 2ª edição
R. Schmidt, ´C. Wrisberg , 2004 , Motor Control and Performance , Human Kinetics. Third Edition
A. L. Teixeira. , 2006 , Controle Motor , Edições Manole, São Paulo ? Brasil
Godinho, M. , 2005 , Controlo motor e aprendizagem: trabalhos práticos , Edições FMH
Schmidt, R. & Lee, T. , 2014 , Motor Learning and Performance. From Principles to Application , With Web Study Guide Human Kinetics
Schmidt, R. & Lee, T. , 2011 , Motor Control and Learning. A Behavioral Emphasis , Human Kinetics, Champaign

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Exposição da informação dos conteúdos com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas. 2. Desenvolvimento de leituras suplementares sobre os conteúdos como forma de aprofundamento do conhecimento. 3. Participação ativa e pertinente dos alunos nas aulas (10% da nota final) através das respostas às perguntas e da aplicação dos conhecimentos, por isso, é exigida a presença mínima de 75% das aulas. 4. Avaliação dos conhecimentos através de um teste (50%), sendo exigido a nota mínima de 9,5 valores para ter aproveitamento, podendo ir a avaliação de recurso. 5. Realização de duas fichas de trabalho (20% + 20%).

Regente da Disciplina:

Jorge Alexandre Pereira Soares