Disciplina: Análise da Performance Desportiva

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender a complexidade e dinâmica do processo de treino e competição;
2 - Conhecer os paradigmas que informam a análise científica da performance na competição;
3 - Utilizar a informação e as tecnologias de informação e comunicação na análise da performance desportiva;
4 - Promover uma atitude de reflexão e investigação centrada sobre as informações relativas ao estado do conhecimento no âmbito da Análise da Performance;
5 - Desenvolver o rendimento dos atletas e das equipas em ambiente de treino e competição;
6 - Fundamentar uma adequada tomada de decisões e a sua eficaz concretização durante o processo de treino;
7 - Dominar a utilização de instrumentos, software, técnicas e instrumentos de observação aplicáveis no treino e competição desportiva;
8 - Analisar os dados fornecidos pelos instrumentos utilizados com utilização das técnicas analíticas adequadas.

Conteúdos / Programa:

1 - Análise da Performance desportiva
2 - Análise da performance em diferentes modalidades desportivas: nas modalidades de predominância técnica; nas modalidades de predominância Táctico-estratégica
3 - A observação sistemática e não sistemática
4 - Metodologia observacional no Desporto
4.1 - Desenhos observacionais
4.2 - Construção e validação de instrumentos de observação
4.3 - Diferentes instrumentos de observação
5 - Diferentes softwares utilizados na observação e análise da atividade desportiva: GSEQ-SDIS, LINCE; HOISAN;THEME
5.1 - Utilização do software no registo e tratamento de dados observacionais
6 - Técnicas de análise: Análise sequencial com transições e coordenadas polares
6.1 - Leitura dos resultados
7 - Diferentes softwares utilizados na observação e análise da atividade desportiva: GSEQ-SDIS, LINCE; HOISAN; THEME
7.1 - Utilização do software no registo e tratamento de dados observacionais
8 - Técnicas de análise: Análise sequencial com transições e coordenadas polares

Bibliografia / Fontes de Informação:

Anguera, M.T., Villaseñor, A.B., Losada , J.L. & Hernandez Mendo, A. , 2000 , La metodologia observacional en el deporte: conceptos básicos , EFDeportes- Revista Digital
Hughes,M. & Franks, I. , 1997 , Notational Analysis of Sport , Taylor & Francis
O'Donoghue, P. , 2010 , Research Methods for Sports Performance Analysis ,
Lames, M. & Hansen, G. , 2001 , Designing observational systems to suport top-level teams in game ports ,
Abrantes, J. , 2004 , Estabilidade Articular e Medição da Rigidez Mecânica Associada , Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Fernandes, O., Abrantes, J. , 2004 , Centro de Pressão como Indicador da Estabilidade Articular , Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Anguera, M.T. y Hernández-Mendo, A. , 2016 , Avances en estudios observacionales en Ciencias del Deporte desde los mixed methods ,
Garganta, J., Prudente, J., Anguera, MT. , 2013 , Avaliação da Performance em Jogos Desportivo Coletivos. Variáveis e indicadores tático-técnicos utilizados em estudos observacionais de Andebol, Basquetebol, Futebol, Pólo Aquático e Voleibol , FADE-UPorto
Hughes, M., Evans,S. & Wells, J. , 2001 , Establishing normative profiles in performance analysis ,
Prudente, J., Garganta, J. & Anguera, M.T. , 2004 , Desenho e validação de um sistema de observação no Andebol ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas e posteriormente implementados nas sessões de prática laboratorial, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas aos alunos. É incentivada a participação ativa do aluno, quer através de leituras suplementares e apresentações de sínteses, quer através da intervenção oportuna e pertinente nas aulas. Na avaliação das aprendizagens dos alunos são considerados os seguintes elementos: dois testes de avaliação teórica de conhecimentos (25% cada um); dois trabalhos de aplicação, visando, o primeiro, a construção, desenvolvimento e validação de um instrumento de observação numa modalidade desportiva (25%), e um segundo trabalho de observação com aplicação do instrumento construído e análise dos resultados (25%), que permitem aferir do domínio dos instrumentos, software e de aplicação prática dos conhecimentos.