Disciplina: Turismo, Lazer e Recreação

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver uma visão global uma capacidade crítica que permita compreender a evolução dos conceitos de turismo, lazer e recreação;
2 - Compreender as problemáticas inerentes à actuação ao nível de diferentes mercados tendo em consideração uma visão micro e macro deste fenómeno;
3 - Compreender o desporto como ferramenta de actuação neste âmbito e dominar as coerências necessárias para a sua utilização;
4 - Operacionalizar o conhecimento desenvolvido através da resolução de problemas aplicados a situações desportivas;
5 - Dominar a concepção e organização deste tipo de actividades em contexto real.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceito de turismo, lazer e recreação. a. Enquadramento dos conceitos numa perspetiva evolutiva da sociedade e análise das coerências existentes. b. Compreensão do quadro atual e estudo de estratégias de atuação ao nível do desporto com vista a responder às necessidades existentes.
2 - Utilização do Desporto para intervir neste âmbito (turismo, lazer e recreação) a. Conceção de desporto. b. Desporto como fim ou como meio c. Instrumentos de atuação ao nível da micro gestão (definir comportamentos a solicitar e sua pertinência, objetivos, diagnóstico/controlo/prescrição e as problemáticas inerentes à operacionalização das atividades) d. Inter-relação dos problemas da micro com a macro gestão.
3 - Conceção e organização de atividades a. Conceção e organização de atividades em contexto ecológico; b. Reflexão crítica sobre os processos de conceção, operacionalização e vivências das atividades organizadas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almada; Fernando; Lopes & Vicente , 2011 , A Expedição ? Uma Actividade Desportiva dos Grandes Espaços. , Edição VML, Torres Novas.
Fernando , 2005 , Estruturação das Actividades Desportivas dos Grandes Espaços ,
Gammon & Robinson , 2003 , Sport and Tourism: A Conceptual Framework ,
Gibson , 2008 , Sport Tourism: A Critical Analysis of Research ,
Kasing , 2006 , Introduction to Recretion and Leisure ,
Mota , 2001 , Actividade Física e Lazer ? contextos actuais e ideias futuras ,
Pigeassou; Bui-Xuan& Gleyse , 2003 , Epistemological Issues on Sport Tourism:Challenge for a New Scientific Field ,
Weed , 2008 , Sports Tourism Consumption and Production ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas são a exposição oral com debate dos vários conteúdos abordados, a resolução de problemas aplicados a diferentes situações que são propostas e a elaboração de projectos no âmbito da concepção, orientação e organização de actividades operacionalizados com base numa orientação tutorial do docente. A avaliação é realizada através de uma frequência escrita (40%), da elaboração de um projecto de uma actividade e da orientação dessa actividade, da concepção e organização de uma actividade, para toda a turma, através da ligação a empresas, entidades regionais, infra-estruturas (30%) e da elaboração de um trabalho a incidir sobre a actividade realizada (30%).