Disciplina: Nutrição no Desporto

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Com o desenvolvimento desta unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de:
1 - Identificar e dominar os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada.
2 - Adquirir conhecimentos e competências específicas no domínio da nutrição no desporto, que permitam compreender as necessidades nutricionais associadas a população em geral em diferentes etapas do ciclo vital, em pessoas fisicamente ativas e em atletas de diferentes modalidades, de uma forma sustentada através da pesquisa da evidência científica atualizada e fidedigna.
3 - Aplicar metodologias de avaliação do estado nutricional, em população em geral, pessoas fisicamente ativas e atletas.
4 - Reconhecer e compreender o papel da alimentação e do exercício físico, no desenvolvimento de programas de gestão de peso e hipertrofia.
5 - Identificar e reconhecer os efeitos dos suplementos alimentares recomendados e das substâncias dopantes no organismo e no rendimento desportivo.

Conteúdos / Programa:

1 - Origem e História da Nutrição no Desporto
2 - Nutrientes alimentares, digestão, absorção e assimilação
2.1 - Macronutrientes (Necessidades Nutricionais, Funções no Organismo e Principais Fontes Dietéticas)
2.2 - Micronutrientes (Necessidades Nutricionais, Funções no Organismo e Principais Fontes Dietéticas)
2.3 - Digestão e absorção dos nutrientes
3 - Bioenergética do Exercício Humano
4 - Recomendações Nutricionais em Pessoas Fisicamente Ativas
4.1 - Exercício Físico e Recomendações Nutricionais
4.2 - Considerações Nutricionais em Diferentes Modalidades
4.3 - Regulação do conteúdo hídrico e eletrolítico durante o exercício físico
5 - Nutrição, Exercício Físico e Gestão do Peso
6 - Nutrição, Força e Hipertrofia
7 - Suplementação
8 - Substâncias Dopantes
9 - Estudos Caso

Bibliografia / Fontes de Informação:

Campbell, B.I. & Spano, M.A. (Eds). , 2011 , NSCA`s guide to sport and exercise nutrition. , Champaign, IL: Human Kinetics.
Driskell, J.A. & Wolinsky, I. (Eds). , 2009 , Nutritional Concerns in Recreation Exercise and Sport. , Florida: CRC Press
Lanham-New, S.A., Stear, S., Shirreffs, S. & Collins, A. (Eds) , 2011 , Sport and Exercise Nutrition. , West Sussex:Wiley-Blackwell
Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J., Tucker, K.L. & Ziegler, T.R. (Eds). , 2014 , Modern Nutrition in Health and Disease (11th Edition). , Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins
Teixeira, P., Sardinha, L.B. & Barata, J.L.T. (Eds). , 2008 , Nutrição, Exercício e Saúde. , Lisboa: Lidel
Daries H. , 2012 , Nutrition for sport and exercise: A practical guide , Wiley-Blackwell Publishing

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos serão abordados através de sessões teóricas, teórico-práticas e de práticas laboratoriais. As aulas apresentam um carácter predominantemente expositivo, com recurso a material audiovisual e sustentadas por documentação em formato digital e de papel. As situações de debate, de resolução de questões serão igualmente incentivadas, apelando a uma participação pertinente e sustentada, bem a cooperação, a pesquisa, a análise e reflexão crítica entre os alunos. A avaliação assentará em quatro parâmetros: (i) a elaboração de um trabalho de grupo focado em um estudo de caso, orientado, estruturado e avaliado em diferentes etapas, através de reuniões entre o grupo e o docente (30%); (ii) 1 teste (25%); (iii) 2 minitestes, e (iv) na avaliação contínua (20%), baseada na atenção, participação e fichas de trabalho. É exigida a presença num mínimo de 75% da totalidade das aulas.