Disciplina: Fundamentos do Conhecimento em Saúde

Área Científica:

Saúde

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - 1. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística e probabilidade.
2 - Aplicar técnicas estatísticas simples a problemas na área da Saúde.
3 - Desenvolver competências na compreensão de análises de dados e na comunicação de resultados.
4 - Adquirir capacidades de utilização e de aplicação de um software estatístico na análise estatística.
5 - Compreender as finalidades e objetivos das tecnologias de comunicação e informação na saúde.
6 - Adquirir capacidade para aplicar as tecnologias de comunicação e informação na prestação de cuidados de saúde.

Conteúdos / Programa:

1 - 1. Estatística Descritiva
2 - Variáveis Aleatórias
3 - Inferência Estatística
4 - Estatística Não-Paramétrica
5 - Evolução das Tecnologias de Informação e de Comunicação-Conceitos, importância, finalidades, aplicações e aspetos éticos das TIC na saúde e na enfermagem
6 - Políticas nacionais e regionais relativas às TIC
7 - Aplicações, plataformas de registos eletrónicos e portal do utente. Telesaúde e e Saúde
8 - Gestão de informação em saúde: produção, armazenamento, processamento e utilização de indicadores

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kirkwood, B. R. & Sterne, J. A. C. , 2003 , Medical Statistics. , Blackwell science
Marôco, J. , 2014 , Análise Estatística com o SPSS Statistics , ReportNumber
Marôco, J. & Bispo, R. , 2003 , Estatística aplicada às ciências sociais e humanas , Climepsi
Pestana, D. D., Velosa, S. F. , 2008 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
Lobo, M. S.N. E. R , 2015 , Sistemas de Informação em Enfermagem: na perspetiva dos Enfermeiros ,
Monteiro, C. , 2014 , O impacto dos Sistemas de Informação em Contexto hospitalar. ,
Internacional Council of Nurses , 2009 , Linhas de Orientação para a Elaboração de Catálogos CIPE , Ordem dos Enfermeiros

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias de Ensino: Aulas teóricas expositivas, complementadas nas teórico-praticas, com resolução de exercícios e problemas com software estatístico ou calculadora, obtenção de análises estatísticas e interpretação dos outputs. Na temática relativa às TIC são também realizados painéis com peritos e visitas de estudo para familiarização com aplicações informáticas utilizadas nos Serviços de Saúde. Orientação para pesquisa e estudo nas horas adstritas a trabalho autónomo do aluno Metodologia de Avaliação: Modelo A do Regulamento de AAAUMa - realização de duas provas escritas, cada um dos quais com a ponderação de 50% para a classificação final da Unidade Curricular. Classificação mínima em cada elemento de avaliação 9,5 valores. Ambos os elementos de avaliação são recuperáveis em época de recurso/melhoria ou em época especial de acordo com o estatuto do aluno.