Disciplina: Enfermagem I - Conceção e Prática

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

176 Horas

NÚMERO DE ECTS:

10 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer o perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais e os Padrões de qualidade dos Cuidados de Enfermagem;
2 - Relacionar a organização político-social dos cuidados de saúde aos níveis internacional, nacional e regional;
3 - Compreender os conceitos fundamentais da saúde comunitária e fatores condicionantes;
4 - Caraterizar os CSP integrando-os na organização político-social dos cuidados de saúde;
5 - Compreender as estratégias de intervenção na comunidade associando-as aos níveis de prevenção;
6 - Reconhecer os princípios da comunicação humana e a sua importância nas relações interpessoais e na intervenção em enfermagem;
7 - Adquirir competências cognitivas, técnicas e relacionais, na consulta de enfermagem com recurso às técnicas da entrevista e da relação de ajuda;
8 - Compreender o processo de enfermagem como metodologia cientifica na intervenção de enfermagem;
9 - Conhecer os princípios e conceitos epidemiológicos no contexto de saúde das populações.

Conteúdos / Programa:

1 - Funções do Enfermeiro Generalista e Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem;
2 - Organização político-social dos cuidados de saúde;
3 - Conceitos fundamentais em comunidade: processo comunitário, s. comunitária e seus determinantes, enfer. comunitária;
4 - Intervenção comunitária: indivíduo, família e comunidade; estratégias de intervenção;
5 - Cuidados de Saúde Primários: marcos históricos, caraterísticas e níveis intervenção;
6 - Princípios teóricos da comunicação;
6.1 - Princípios gerais da comunicação interpessoal e da dinâmica de grupo;
7 - 7. Comunicação em Enfermagem;
7.1 - Entrevista e Relação de Ajuda;
8 - Consulta de Enfermagem: princípios, etapas, registos;
8.1 - Metodologia cientifica na intervenção de enfermagem: Processo de Enfermagem;
9 - Evolução demográfica das populações;
9.1 - Epidemiologia: evolução/conceitos/objetivos;
9.2 - Fenómenos de massa;
9.3 - Medição quantitativa na saúde coletiva;
9.4 - Medição de risco na população;
9.5 - Estudos epidemiológicos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bonita, R.; Beaglehole, R.; Kjellström, T. , 2010 , Epidemiologia Básica , S.Paulo: Santos
Chalifour, Jacques , 2009 , A Intervenção Terapêutica. Estratégias de Intervenção , Loures:Lusodidacta
Harkness, G. & DeMarco, R. , 2012 , Community and public health nursing: evidence for practice , Philadelphia:Lippincott Williams & Wilkins
Ordem dos Enfermeiros , 2012 , Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais , Lisboa: Ordem dos Enfermeiros
Ordem dos Enfermeiros , 2001 , Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem , Lisboa: Ordem dos Enfermeiros
Phaneuf, M. , 2005 , Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação , Loures:Lusodidata
Santos, S. & Cubas, M. , 2013 , Saúde coletiva. Linhas de cuidados e consulta de enfermagem , Rio de Janeiro: Elsevier
Sequeira, C. , 2016 , Comunicação clínica e relação de ajuda , Lisboa:Lidel
Stanhope, M.; Lancaster, J , 2011 , Enfermagem de Saúde Pública. Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População , Lisboa: Lusociência

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Serão utilizadas as metodologias expositiva e demonstrativa com a participação ativa dos estudantes, quer na discussão dos assuntos abordados durante as sessões letivas como no âmbito do seu trabalho autónomo. Pesquisa bibliográfica e análise de documentos. Recurso a treino de técnicas através da simulação e role-playing. Discussão em sala de casos. Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 3 frequências (25% cada), 1 prova prática (10%) e 1 trabalho de grupo com apresentação oral (15% cada) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores) e exige a presença em 75% das horas. Há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.