Disciplina: Psicologia e Socioantropologia da Saúde

Área Científica:

Ciências Sociais e do Comportamento

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o homem enquanto ser psíquico e social.
2 - Identificar a influência dos factores e contextos psicossociais no desenvovimento psicológico e social do homem.
3 - Compreender os processos associados à formação e mudanças nas estruturas cognitivas e sócio afectivas durante o ciclo de vida
4 - Compreender os factores psicológicos que influenciam a saúde e a adaptação aos processos de doença.
5 - Identificar o modo como os comportamentos de saúde são influenciados pelos contextos socio-culturais e interações sociais
6 - Compreender como se formam, estruturam e funcionam as representações sociais e as relações sociais.
7 - Compreender o modo como as crenças e representações pessoais e sociais influenciam a saude e a doença.
8 - Identificar estratégias impulsionadoras de mudanças ao nível dos comportamentos individuais e coletivos.

Conteúdos / Programa:

1 - Psicologia do desenvolvimento. O homem ser psíquico. Desenvolvimento e socialização no ciclo de vida Teorias do desenvolvimento humano: Erickson e o desenvolvimento psicossocial; Piaget e o desenvolvimento cognitivo; Freud e o desenvolvimento psicossexual; Bowlby; Winnicott e o desenvolvimento sócio afetivo. Brofenbrenner e a perspectiva sócio-ecológica.
2 - Estruturas e processos psicológicos: Cognição, Perceção, Memória, Consciência, Personalidade. A aquisição da autonomia e formação da Identidade pessoal e social.
3 - Determinantes psicológicas e sócio culturais da saúde e com influência nos processos de doença. O homem, a cultura e a sociedade.
4 - A consciência sócio antropológica da natureza humana. Organização, estruturas sociais e suporte na saúde/doença. Relativismo e sensibilidade cultural.
5 - Crenças relacionadas com a saúde e a doença. Representações sociais, preconceito e estigma. Processos adaptativos/desadaptativos face à doença.
6 - Estratégias e redes de apoio social.

Bibliografia / Fontes de Informação:

WORSLEY, P. , Introdução à Sociologia , Ed. Dom Quixote.
U. Bronfrenbrenner , 1996 , The ecology of human development: experiments by nature and design. , Havard University Press
DeLamater, J.& Ward, A. , 2014 , Handbook of social psycology. , Springer
Erickson, E.H. , 1972 , Identidade, juventude e crise , Zahar Ed.
Monteiro, P. , 2014 , Psicologia e psiquiatria da infância e da adolescência. , Lidel
Vala, J. & Monteiro, M. B. , 2013 , Psicologia Social , Fundação Calouste Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Serão desenvolvidas sessões teóricas em sala de aula com recurso a materiais audio visuais e didáticas a fim de ilustrar e exemplificar situações concretas que possibilitem a aquisição de conhecimentos sobre a natureza multifactorial da intervenção em saúde e enfermagem, relevando a importância dos determinantes psico sociais e sócio culturais na saúde e nos processos de adaptação/desadaptação à doença. Organização de debates e grupo focus. Trabalho de seminário em subgrupos com orientação tutorial cujos temas serão selecionados de acordo com os interesses dos estudantes e validados com o docente. Incentivo à pesquisa em fontes apropriadas com possibilidade de realização algum trabalho de campo exploratório com orientação do docente. A avaliação resultará de um teste escrito e de um trabalho de seminário, sendo que cada um ponderará em 50% para a nota da UC. Ambos os elementos requerem 9,5 valores para a aprovação na UC, sendo recuperáveis em época de recurso/melhoria ou especial.