Disciplina: Enfermagem II - Enfermagem à Pessoa Idosa

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Adquirir conhecimentos sobre o processos de diferenciação/evolutivos (bio-psico-sociais e espirituais) inerentes ao envelhecimento e impacto dos mesmos nas necessidades humanas de cuidados.
2  - Compreender a necessidade de adequação dos cuidados de enfermagem às singularidades da pessoa idosa.
3  - Aprender a cuidar da pessoa idosa ajudando-a a desenvolver o seu projeto de saúde e/ou a responder e lidar com as alterações resultantes de processos de doença.
4  - Adquirir competências relacionais e técnicas que possibilitem um cuidado personalizado e de qualidade à pessoa idosa e aos seus cuidadores.
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Conteúdos / Programa:

1  - O processo de envelhecimento e perspetivas teóricas.
2  - Implicações bio-psico-sociais-culturais e espirituais.
2.1.  - Esteriótipos e preconceitos.
3  - Políticas sociais, de saúde e recursos comunitários.
4  - Promoção do envelhecimento saudável e prevenção das alterações.
5  - Autonomia e empowerment.
6  - Intervenção do enfermeiro no contínuo independência-dependência visando a melhor qualidade de vida.
7  - Transições associadas ao envelhecimento.
7.1.  - Intervenção de enfermagem sustentada em evidência - teoria das transições.
8  - Processos de doença prevalentes.
8.1.  - Lidar com as alterações provocadas pela doença crónica - intervenção do enfermeiro.
8.2  - Humanização das instituições.
8.3  - Acompanhamento da pessoa no domicílio e apoio aos cuidadores.
9  - Prevenção de complicações, de acidentes, de violência e de maus tratos.
10  - Dignificação do fim de vida e apoio no luto.
11  - Cuidados centrados na pessoa idosa - integrados e continuados.
12  - O enfermeiro e a equipa de cuidados.
13  - Direitos da pessoa idosa e questões éticas ligadas ao envelhecimento.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Ash, A. , 2014 , Safeguarding older People from Abuse. , Policy Press

Fonseca, A. , 2014 , Envelhecimento, Saúde e Doença. Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos. , Coisas de Ler.

Martins, T., Araújo, M. F., Peixoto, M. J. & Machado, P. P. , 2016 , A Pessoa Dependente e o familiar Cuidador. , Enfermagem Porto

Phaneuf, M. , 2010 , Envelhecimento perturbado. A doença de Alzheimer. , Lusodidata

Ribeiro, O. & Paúl, C. , 2011 , Manual de envelhecimento ativo , Lidel

Sequeira, C. , 2010 , Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental , Lidel

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva e participativa. Apresentação para análise de situações reais (casos) com vista à identificação de focos pertinentes para a intervenção de enfermagem. Análise partilhada com orientação do docente de fatores pessoais e ambientais presentes e mobilizáveis para a intervenção de enfermagem. Análise de cenários e situações em subgrupos valorizando o potencial de aprendizagem associado. Planeamento partilhado da aplicação de algumas etapas do Processo de Enfermagem. Exercícios práticos para aquisição de competências instrumentais e técnicas essenciais. Avaliação: Modelo B de acordo com o RAAAUMa. Dois elementos: Um teste e um trabalho em subgrupo (análise de caso/planeamento da intervenção). Cada elemento pondera 50% na classificação com nota mínima de 9,5 val. Possibilidade de recuperação na época de recurso e/ou especial de cada um dos componentes ou dos dois; para a melhoria, a avaliação visará a totalidade da matéria.
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