Disciplina: Enfermagem V - Enfermagem à Pessoa em Processos de Doença II

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Descrever o cuidar a pessoa com processo de doença do foro médico-cirúrgico dos sistemas: cardiovascular; tegumentar; secretor e metabólico; músculo-esquelético e movimento e nervoso.
2 - Descrever o cuidar da pessoa submetida a intervenção cirúrgica e em situação crítica.
3 - Identificar focos de enfermagem na pessoa com alterações ao nível dos diversos sistemas corporais e do foro cirúrgico.
4 - Descrever diagnósticos de enfermagem na pessoa/família/cuidador, em processos de doença do foro médico-cirúrgico.
5 - Descrever intervenções de enfermagem, autónomas e interdependentes, na pessoa com afeção médico- cirúrgica que necessita de cuidados de enfermagem.
6 - Desenvolver habilidades/capacidades no domínio das intervenções instrumentais e relacionais no âmbito do processo de enfermagem.
7 - Executar em ambiente de simulação, procedimentos e técnicas de enfermagem, aplicando os princípios científicos.

Conteúdos / Programa:

1 - A pessoa com alterações dos processos corporais: cardiovascular; tegumentar; secretor e metabólico; músculo-esquelético e movimento e nervoso.
2 - Suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa.
3 - Enfermagem perioperatória: Conceitos, evolução e prática; O ambiente perioperatório e cirúrgico; Fatores que influenciam a adaptação à cirurgia; Organização dos cuidados de perioperatório; Precauções de segurança; Controlo da infeção e assepsia cirúrgica; Cuidar a pessoa na experiência cirúrgica: pré, intra e pós operatório; cuidados à ferida.
4 - Enfermagem, novas tecnologias e tendências em cirurgia: Cirurgia laparoscópica; de ambulatório e especificidades cirúrgicas.
5 - Técnicas e procedimentos de enfermagem relacionados com o cuidar da pessoa em processo de doença e submetida a cirurgia.
6 - Treino de técnicas e procedimentos de enfermagem relacionados pessoa em processo de doença/cirurgia.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Adminstração Central do Serviço de Saúde , 2011 , Manual de normas de enfermagem: procedimentos técnicos. , Ministério da Saúde
Wilma J. P., Judith K. S., Jane F. M . , 2003 , Enfermagem médico-cirúrgica: Conceitos e prática clínica. (4 Vol). , Lusociência.
Cruz, A. , 2009 , Enfermagem em ortotraumatologia , Formasau
Internacional Council of Nurses , 2015 , Classificação internacional para a prática de enfermagem , Internacional Council of Nurses/ Ordem dos Enfermeiros
Monahan, F.D., Sands, J.K., Neighbors, M., Marek, J.F., & Greeen, C.J. , 2011 , Enfermagem médico cirúrgica- perspetivas de saúde e doença , Lusodidata
Padilha, M. et al , 2001 , Enfermagem em neurologia , Formasau
Potter, P. A., & Perry , A. G. , 2006 , Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos , Lusociência
Roterock, J . , 2008 , Cuidados de Enfermagem ao paciente cirúrgico , Lusodidacta.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
No ensino teórico serão utilizados o método expositivo, interativo e estudo orientado; no ensino teórico-pratico privilegiar-se-á o método demonstrativo (serão mostrados todos os procedimentos que o estudante irá vivenciar nas praticas laboratoriais), a discussão de casos/processos de enfermagem, a visualização e análise de filmes e visitas de estudo; Nas práticas laboratoriais será utilizado a demonstração e execução pelos estudantes dos procedimentos e técnicas referentes a resolução de cenários clínicos em ambiente de simulação. Avaliação: Modelo B do RAAUMa: três elementos de avaliação: 1 frequência (40%); 1 trabalho de síntese (30%) e 1 prova prática (30%). A aprovação da UC implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 val) e exige a presença em 75% das horas de contato. Há recuperação em épocas de recurso. A classificação final, quantitativa, é expressa na escala de 0 a 20 valores.