Disciplina: Enfermagem VIII - Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os fatores e as circunstâncias associadas à adaptação/desadaptação da pessoa face às contingências da vida, relacionando-as com a saúde/doença mental.
2 - Compreender a problemática subjacente à pessoa que adoece mentalmente contextualizando-a nos diferentes sistemas significativos.
3 - Adquirir competências cognitivas, técnicas e relacionais para a intervenção de enfermagem aos três níveis de prevenção.
4 - Conhecer as diversas estruturas comunitárias vocacionadas para o apoio à pessoa com perturbações psicopatológicas.
5 - Identificar diferentes metodologias e estratégias de intervenção na área da saúde mental das comunidades.

Conteúdos / Programa:

1 - Orientações estratégicas para a saúde mental: OMS, Europeias, Nacionais e Regionais.
2 - Modelos e tipologias de intervenção: promoção da saúde mental e prevencão da doença no ciclo de vida.
3 - Adaptação/desadaptação e saúde mental: Modelo de Suart.
4 - Teoria da crise.
5 - Intervenção face às perdas e ao luto.
6 - Intervenção de Enfermagem na Pessoa com doença mental. Contextos, ambiente terapêutico, metodologia e técnicas terapêuticas. Avaliação do estado mental. A família e a rede de suporte social.
7 - Os direitos da pessoa com doença mental.
8 - A relação de ajuda.
9 - A equipa de cuidados.
10 - Intervenção de enfermagem em situações específicas a determinar (eg. criança, adolescente, idoso).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, A. C. , 2010 , Prescrições de Enfermagem em Saúde Mental mediante a CIPE. , Lusociência
Chalifour, J. , 2009 , A Intervenção Terapêutica. Estratégias de Intervenção. , Lusodidata
Fazenda, I. , 2008 , O puzzle desmanchado: saúde mental, contexto social, reabilitação e cidadania. , Climepsi
Filho, H. C.; Borges, C. F.; Frasquilho, M. A. , 2008 , Organização de intervenções preventivas. , Coisas de Ler
Fundação Calouste Gulbenkian - WHO , 2017 , Policy Options on Mental Health. , http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/259406/1/9789241513296-eng.pdf?ua=1 , Dezembro 2017.
Sequeira, C. , 2016 , Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. , Lidel
Towsend, M.C. , 2011 , Nursing Diagnoses in Psychiatric Nursing , F. A. Davis Company.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva em paralelo à utilização de métodos participativos e dinâmicos, que mobilizem os alunos para a aprendizagem. Utilização de técnicas como brainstorming; trabalhos de seminário em subgrupo com orientação tutorial. Análise de casos; debate de ideias e incentivo à reflexão crítica em grupo. Realização de dinâmicas grupais para fortalecer competências para interação e trabalho proativo em equipa. Possibilidade de dramatizações/simulações seguidas de debriefing. Autoscopia. Incentivo à pesquisa mais aprofundada sobre temas relativos à enfermagem de saúde mental e aos cuidados psiquiátricos. Metodologia de avaliação: Modelo B de acordo com o RAAAUMa. Dois elementos: frequência individual cuja ponderação será de 50% e trabalho em subgrupo (versus individual) com apresentação/discussão oral com 50% de ponderação para a UC. Nota mínima em cada elemento: 9,5Valores. Os dois elementos são recuperáveis em época de recurso/melhoria ou especial, conforme estatuto do aluno.