Disciplina: Estágio III - Prática de cuidados à Mulher, à Criança e ao Jovem

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

340 Horas

NÚMERO DE ECTS:

19 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Prestar Cuidados de enfermagem aos três níveis: promoção, prevenção e reabilitação da criança/família no contexto dos cuidados de saúde primários e hospitalares.
2 - Prestar cuidados de enfermagem aos três níveis: promoção, prevenção e reabilitação à Mulher, Grávida e no Período perinatal.

Conteúdos / Programa:

1 - Prestação de cuidados de enfermagem pela aplicação dos conhecimentos sobre os cuidados de Enfermagem à criança, adolescente e jovem, tendo por base o Modelo de Enfermagem - Modelo de Vida e as diferentes situações fisiopatológicas: acompanhamento e a avaliação do desenvolvimento saudável da criança/adolescente/jovem e os cuidados à criança/adolescente/jovem doente.
2 - Análise da intervenção de Enfermagem enquanto suporte à família da criança/adolescente/jovem sã ou doente, nos diferentes contextos de cuidados.
3 - Prestação de cuidados de enfermagem pela aplicação dos conhecimentos sobre os cuidados de Enfermagem à Mulher (menarca, menopausa, gravidez e período neonatal), tendo por base o Modelo Enfermagem - Modelo de Vida e as diferentes situações fisiopatológicas.
4 - Execução de um estudos de caso relativo à prestação de cuidados à criança/adolescente/jovem ou à mulher.
5 - Execução de projeto e relatório da prática clínica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, J. M. V. , 2008 , Tratado de clínica pediátrica , Abott
Bowden, V. R.; Greenberg, C. S. , 2013 , Procedimentos em enfermagem pediátrica , Guanabara Koogan
Cabral, I. , 2006 , Enfermagem Pediátrica , Guanabara Koogan
Direção-Geral da Saúde , 2013 , Norma 10/2013: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil , DGS
Direção-Geral da Saúde , 2016 , Norma 016/2016. Novo Programa Nacional Vacinação 2017 , DGS
Fonseca, A. S. & Janicas, R. C. V. , 2014 , Saúde Materna e Neonatal , Martinari
Guerra, A. et al , 2012 , Alimentação e nutrição do latente , Sociedade Portuguesa de Pediatria
Hockenberry, M. J.& Winkelstein, M. L. , 2006 , Fundamentos enfermagem pediátrica , Elsevier
Néné, M. et al , 2016 , Enfermagem de saúde materna e obstétrica , Lidel
Ordem dos Enfermeiros , 2010 , Guias orientadores de boa prática em enfermagem de saúde infantil e pediátrica , Ordem dos Enfermeiros
Palminha, J.; Carrilho, E. M. , 2003 , Orientações diagnósticas em pediatria , Lidel
Pereira, M. A. , 2006 , Aleitamento materno , Lusodidata
PORTUGAL Direção-Geral da Saúde , 2011 , Guia de avaliação do estado nutricional Infantil e Juvenil , DGS

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A PC decorre sob orientação direta dos enfermeiros tutores e dos docentes, cabendo-lhes a orientação tutorial. A avaliação, Modelo C do RAAA da UMa, inclui a prática clínica (50%)-avaliação contínua; o estudo de caso/processo de enfermagem (25%) e o projeto e relatório (25%). Haverá avaliações parcelares relativas às experiências a decorrer em Centros de Saúde e Serviços de Obstetrícia e de Pediatria. A avaliação da componente clínica é realizada em grelha própria (escala qualitativa) incluindo a perspetiva do aluno, do tutor e do docente. A classificação final da responsabilidade do docente é expressa na escala 0 a 20 valores. A aprovação implica aprovação em todas as componentes, mínimo 9,5 valores e exige a presença em, pelo menos, 80% das horas na prática clínica, participar na prestação de cuidados e nas reuniões de discussão/avaliação com tutores e docentes. Não há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial. As horas de presença/falta equivalem a um turno completo.