Disciplina: Escrita Académica e Científica

Área Científica:

Desenvolvimento Pessoal

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as fontes científicas eletrónicas
2 - Organizar protocolo de pesquisa fundamentadas em fontes científicas eletrónicas
3 - Recolher informação sistematizada em fontes científicas
4 - Adquirir conhecimentos acerca das ferramentas de elaboração de texto e referenciação bibliográfica
5 - Utilizar ferramentas para a escrita e para referenciação
6 - Aprofundar conhecimentos sobre a elaboração de texto científico
7 - Determinar que fatores contribuem para uma boa qualidade de um artigo cientifico

Conteúdos / Programa:

1 - As fontes cientificas eletrónicas como recurso para a construção do texto científico
1.1 - Elaboração da equação de pesquisa
1.2 - Pesquisa por palavras-chave e/ou descritores
2 - Ferramentas de elaboração de texto e referenciação bibliográfica
3 - Componentes e características de redação de um artigo cientifico
3.1 - Análise de exemplos destas componentes
3.2 - Estratégias para a escrita das componentes de um artigo científico

Bibliografia / Fontes de Informação:

American Psychological Association , 2010 , Publication manual of the American Psychological Association ,
E. Ethel Schuster, H. Levkowitz, O. N. Oliveira Jr (eds) , 2014 , Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap. , Gráfica e Editora Compacta: São Carlos
M. F. Fortin, , 2009 , Fundamentos e etapas do processo de investigação , Lusodidacta.
O. N. Oliveira Jr , 2014 , As Linguagens do Conhecimento. , Editora Cubo: São Carlos
O. N. Oliveira Jr , 2015 , A técnica da escrita científica: ,
A. Pereira, C. Poupa , 2016 , Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando word , Edições Sílabo
P. Reiz , 2017 , Manual de tecnicas de redação cientifica (4ª Ed.). Paulo: Hyria , Paulo: Hyria
J. Schimel , 2012 , Writing science , Oxford University Press.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Considerando o estudante como o centro do processo ensino/aprendizagem, e a preconiza-se a utilização de métodos expositivo - interativo, e a aplicação prática através de exemplos de pesquisa em fontes eletronicas e e análise de artigos cientificos . As sessões letivas serão complementadas com o recurso as bases de dados cientificas e as ferramentas de referenciação. Dada a natureza teórico-prática e de seminário desta UC, a avaliação, Modelo B do RAAAUMa, incluirá dois elementos de avaliação com o mesmo peso, ou seja, 50% cada: um teste escrito e um trabalho escrito com apresentação e discussão oral. A nota mínima, em cada um dos elementos, é de 9,5 valores. Caso seja inferior, o estudante poderá recuperar na época de recurso. Em épocas de recurso/melhoria e especial procede-se da seguinte forma: para o recurso cada um dos componentes, ou os dois, podem ser recuperados; para a melhoria, a avaliação visará a totalidade da matéria.

Regente da Disciplina:

Rita Maria Lemos Baptista Silva