Disciplina: Hidráulica

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O1 - Ministrar conhecimentos sobre os fundamentos da hidráulica: propriedade dos fluidos, hidrostática, hidrocinemática e hidrodinâmica.
O2 - Dotar os alunos de competências para analisar e resolver os problemas correntes da Hidráulica relativamente aos escoamentos sob pressão e com superfície livre, com base no estado atual do conhecimento.
O3 - Desenvolver competências transversais, designadamente no que respeita ao uso de ferramentas computacionais, abordagem holística integrando as dimensões da sustentabilidade; bem como elaboração e apresentação de relatórios técnicos.

Conteúdos / Programa:

CT.1 - Introdução à Engenharia Hidráulica e de Recursos Hídricos.
CT.2 - Propriedade dos Fluidos.
CT.3 - Hidrostática.
CT.4 - Hidrocinemática.
CT.5 - Hidrodinâmica (Princípio de Conservação da Energia (teorema de Bernoulli); Potência Hidráulica: Bombas e Turbinas; Teorema de Euler ou da Quantidade de Movimento; Leis de Resistência dos Escoamentos Uniformes; Escoamentos Permanente e Variável Sob Pressão; Turbomáquinas Hidráulicas; Escoamentos com Superfífice Livre; Hidráulica de Estruturas).
CT.6 - Hidráulica Subsuperficial.
CT.7 - Noções de Hidráulica Marítima e Engenharia Costeira.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mata-Lima H , 2004 , A Engenharia Hidráulica e dos Recursos Hídricos, a Sociedade e o Ambiente: uma relação de cumplicidade , Revista Brasileira de Recursos Hídricos
WHITE, F.M. , 2002 , Mecânica dos Fluídos , McGraw-Hill
Lencastre, A. , 1983 , Hidráulica Geral , Hidroprojecto
QUINTELA, A.C. , 2005 , Hidráulica, 9ª Edição , Fundação Calouste Gulbenkian
Cardoso, A.H. , 1996 , Hidráulica Fluvial, , Fundação Calouste Gulbenkian
Chow, V.T. , 1981 , Open Channel Hydraulics , McGraw-Hill
Massey, B. , 2002 , Mecânica_dos_Fluídos , Fundação Calouste Gulbenkian
Barbosa, J. N. , 1982 , Mecânica dos fluidos e Hidráulica Geral , Porto Editora
Barbosa, J. N. , 1985 , Mecânica dos fluidos e Hidráulica Geral 2 , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Mini-testes: visam aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Desta forma, é possível monitorizar o desempenho dos alunos durante o semestre e adotar medidas corretivas quando necessário. ? (2,5% + 2,5% = 5,0%) Trabalho: O trabalho é avaliado por relatório, apresentação ou por discussão. Permite ao aluno desenvolver competências de escrita, de apresentação de resultados, desenvolver competências de comunicação oral e trabalho em equipa. ? (25,0%). Frequências/Exames: visam avaliar periodicamente os conhecimentos adquiridos pelos alunos, incluindo a capacidade de integrar os diferentes conteúdos de forma holística.? (35,0% + 35,0% = 70,0%) Na Época de Recurso e na Época de Especial, o exame vale 70% da avaliação final, ou seja, apenas a frequência é recuperável. As partes da avaliação correspondentes ao trabalho e aos mini-testes não são recuperáveis.

Regente da Disciplina:

Sérgio António Neves Lousada