Disciplina: Programação Orientada por Objectos

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta disciplina pretende fornecer aos alunos as seguintes competências específicas inerentes à disciplina: - Compreensão dos fundamentos teóricos da programação orientada por objetos; - Desenvolvimento de skills na produção de software utilizando a linguagem de programação Java; - Análise da situação para a qual se pretende desenvolver o software, com a criação de modelos com vista a optimizar a solução proposta.
2 - Além disso, esta disciplina pretende que os alunos desenvolvam competências gerais adicionais, tais como: - Capacidade de trabalhar em equipa; - Capacidade de comunicação efetiva de resultados, tanto oral como escrita.

Conteúdos / Programa:

1 - Compreensão da programação orientada a objetos utilizando o Greenfoot; Sintaxe, tipos de dados e expressões; Estruturas de seleção e repetição.
2 - Utilização e escrita de classes; desenho de programas orientados por objetos; Herança; Listas e arrays; Classes abstratas e polimorfismos; Exceções; Coleções; Streams de Input and Output.
3 - Unified Modeling Language (UML) - diagramas de classes.

Bibliografia / Fontes de Informação:

John Lewis, William Loftus, Addison Wesley , Java Software Solutions, Foundations of Program Design ,
Pedro Coelho , Programação em Java - Curso Completo ,
John Lewis & William Loftus , Java Software Solutions - Foundations of Program Design , Addison Wesley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
São usadas as seguintes metodologias: 1. Aulas teóricas. 2. Aulas práticas para implementação de programas segundo os conteúdos teóricos. 3. Realização de trabalhos práticos em grupo. 4. Apresentação oral de trabalhos. A avaliação consiste em: 1- Teste (40% da nota, nota mínima de 8) 2- Projeto em grupo 1 (20% da nota, nota mínima de 8) 3- Projeto final em grupo (40% da nota, nota mínima de 8)