Disciplina: Engenharia de Requisitos

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

87 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Introdução ao processo de engenharia de requisitos.
1.1 - Elicitação de requisitos.
1.2 - Análise de requisitos.
1.3 - Especificação de Requistos.
1.4 - Validação de requisitos.
2 - Requisitos não funcionais.
3 - Desenvolvimento de um documento de requisitos para um problema real.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Engenharia de Requisitos
2 - Má Engenharia de Requisitos
3 - E.R. do ponto de vista do cliente
4 - Introdução
5 - Boas práticas em ER
6 - A voz do Utilizador
7 - Elicitação de Requisitos
8 - Compreendendo os requisitos do utilizador
9 - Documentação de Requisitos
10 - Escrever Requisitos
11 - Para além do funcionamento - Requisitos não funcionais.
12 - Prototipagem
13 - Priotização de Requisitos
14 - Validação de Requisitos.
15 - Projectos ágeis
16 - Gestão de Requisitos
17 - Implementação de E.R.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Wiegers, K., Beatty, J , 2013 , Software Requirements (3rd Edition) (Developer Best Practices) , Microsoft Press
Sutcliffe, A , 2002 , User-centred Requirements Engineering - Theory and Practice. , ACM
Chen, A., Beatty, J. , 2012 , Visual Models for Software Requirements (Developer Best Practices) , Microsoft Press
Pohl K. , 2015 , Requirements engineering fundamentals: a study guide for the certified professional for requirements engineering exam-foundation level-IREB compliant , Rocky Nook

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas T em que são apresentados os conceitos mais gerais de ER, sempre possível são utilizados exemplos práticos, que poderão ser da indústria ou criados para um certo tópico. Estímulo à participação dos alunos com questões em aberto. Aulas TP em que são abordadas técnicas mais concretas para resolver os problemas encontrados durante a ER. São dados problemas em aberto para que os alunos juntamente com o docente pratiquem as técnicas de ER mencionadas acima. Estes problemas são apresentados em fichas de exercícios que também contêm outras questões mais concretas. Nas aulas TP são também apresentados os projetos da disciplina, quer sejam os projetos TP ou projetos práticos. Será também reservado tempo nestas aulas para acompanhar os elementos de avaliação contínua da disciplina. Avaliação: Duas Frequências a resolver individualmente (25% nota mínima de 9 para cada uma das frequências);Artigo teórico prático (10% nota mínima de 9.5);Um projeto de ER (40% nota mínima de 9.5)