Disciplina: Língua Estrangeira B1.2 Inglês

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - 1 - A U.C. Língua Inglesa B1.2 corresponde ao nível intermédio de aprendizagem do inglês como língua estrangeira: nível comum de referência B1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O objectivo da U.C. é a aquisição por parte do estudante - utilizador independente - de estruturas linguísticas intermédias, visando o aperfeiçoamento do conhecimento da língua inglesa nas suas diversas competências ao nível intermédio. Inteiramente leccionada em inglês, esta U.C. visa essencialmente desenvolver nos estudantes competências de língua específicas , nomeadamente as chamadas "reading, speaking, writing, listening skills", sendo o estudante chamado a participar numa variedade de actividades comunicativas de modo a promover a sua auto-confiança no uso da língua inglesa em situações comuns.

Conteúdos / Programa:

1 - 1 - I - LANGUAGE AWARENESS: Speaking, Listening and Writing II - VOCABULARY AND READING A - Selection of authentic oral and written texts from Units 6-10 of the adopted Course Books, Total English Students' Book - Intermediate and Total English Workbook. B - Extensive Reading: Students will also read and work on a short story. III - ENGLISH GRAMMAR: Articles, Adverbs, Verb Tenses: Past Perfect Simple vs. Past Simple, Past Tenses Review, Irregular Verbs (B1.2 List), Phrasal Verbs, Modals of Ability, Past Obligation/Permission, Uses of like, Subject/Object Questions, Used to/would, Reported Questions, Reported Speech, Second Conditional, Third Conditional, Make, let and allow, I wish/if only.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Pearson Longman , 2009 , Longman Dictionary of Contemporary English (New Edition, with CD ROM) , Longman
Sinclair, John , 1991 , Collins Cobuild English Grammar, and Student?s Grammar (Self-Study Edition) , Collins
Clare, A. and J. J. Wilson , Total English Intermediate, Students Book , Pearson Longman
Carter, R. & M. McCarthy , 2006 , Cambridge Grammar of English: A Comprehensive Guide - Spoken and Written English Grammar and Usage , CUP,
Swan, M., & C. Walter , 2005 , Practical English Usage , OUP,
A. Clare, J. J. Wilson , 2006 , Total English - Intermediate Workbook , Pearson Longman

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas com uma constante interacção entre docente e estudantes. A produção oral e escrita em inglês irá ser desenvolvida através de trabalho individual e trabalho de pares. Os estudantes deverão também fazer uso do manual de apoio Total English - Intermediate, Workbook, que apresenta actividades/exercícios de apoio para consolidação da matéria dada na aula. Haverá também um enfoque no desenvolvimento das competências orais devendo os estudantes efectuarem leituras orais e comunicarem exclusivamente na língua estrangeira. Quanto à avaliação, optou-se pelo Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da UMa. Assim sendo, em turmas maiores os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de duas frequências (1ª Frequência: 50% + 2ª Frequência: 50%) e em turmas menores (1ª Frequência: 40% + 2ª Frequência: 40% e Actividades na sala de aula: 20%) em que serão testadas as suas competências linguísticas ao nível intermédio.