Disciplina: Língua Estrangeira A1.2 Alemão

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta disciplina consolida os conhecimentos muito básicos da Língua Alemã (Nível A1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) nas quatro competências básicas: ouvir, ler, falar e escrever. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações de dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. O estudante descobrirá as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestará atenção à língua (language awareness). No final do semestre, os alunos serão capazes de:
1.1 - Compreender perguntas simples, informações, mensagens ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais.
1.2 - Extrair informação relevante de textos escritos simples.
1.3 - Escrever textos breves.
1.4 - Apresentar-se e responder a questões em relação a si próprio em diálogos.
1.5 - Fazer-se entender por falantes maternos de uma forma muito simples e perceber o que os parceiros dizem devagar e de forma clara.

Conteúdos / Programa:

1 - Trabalho autónomo das lições 3 de Dimensionen 1, 11 de Linie 1 A 1.2 e 3, 8, 9 e 10 de studio d A1, e sob orientação da docente.
2 - Conteúdos temáticos: dados biográficos; os meses; as estações do ano; falar sobre cidades, países e línguas; Berlim; pedir e dar direções; falar sobre uma viagem; escrever postais; falar sobre férias; comidas e bebidas; receitas; diferentes tipos de festas (aniversário, festas culturais, casamento); convites...
3 - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas da Cultura e da Comunicação.
4 - Preparação da prova oral.

Bibliografia / Fontes de Informação:

E. M. Jenkins et al. , 2003 , Dimensionen. Lernstationen 1 , Hueber Verlag
H. Funk et al. , 2008 , Studio d A1 Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch , Cornelsen
S. Kaufmann, , 2015 , Linie 1 A1.2 Deutsch im Alltag und Beruf, Kurs- und Übungsbuch , Klett-Langenscheidt

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas três seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só serão frontais quando for necessário explicar algum aspeto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo. Modelo B de Avaliação da UMa: - 80% de presença obrigatória às aulas - 2 Frequências escritas (cada, 40%); 1 prova oral (20%) - Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (40%). - Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as duas frequências escritas (80%) na época de recurso. - O outro elemento de avaliação (20%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.