Disciplina: Estudos Complementares de História da Arte

Área Científica:

Ciências da Arte

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender os principais problemas e conceitos da História da Arte, enquanto ciência humana.
2 - Analisar as características técnicas e estéticas, próprias dos períodos em estudo e das principais regiões, em função das realidades físicas, sociais, culturais, políticas, económicas e religiosas.
3 - Proporcionar o debate de ideias acerca das motivações e funções da arte, os factores (materiais e intelectuais) e as condicionantes do seu devir histórico.
4 - Promover a pesquisa crítica no contexto da historiografia da arte.

Conteúdos / Programa:

1 - 1. Teorias da História da Arte.
1.1 - Principais correntes de pensamento (evolução histórica da historiografia da arte).
1.2 - Conceitos fundamentais de história e da história da Arte. Métodos de investigação.
2 - O paradigma clássico:
2.1 - O legado da Grécia Antiga.
2.2 - A grandiosidade romana.
3 - A idade Média desmistificada:
3.1 - A Alta Idade Média e a formação da Europa. A arte românica.
3.2 - A Baixa Idade Média e o triunfo do estilo gótico.
4 - O renascimento dos ideais clássicos
4.1 - O trecento e quatrocento italianos.
4.2 - A arte flamenga.
5 - Prolongamentos e desvios do paradigma clássico
5.1 - Do alto renascimento ao maneirismo. Ruptura e continuidade.
5.2 - Do barroco ao rococó. Os géneros da pintura e o estilo individual.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ARGAN, Giulio Carlo e FAGIOLO, Maurizio , 1994 , Guia de História da Arte , Estampa
AA. VV. , 2010 , A Nova História da Arte de Janson. A Tradição Ocidental. , Fundação Calouste Gulbenkian
CHÂTELET, Albert e GROSLIER, B. Philippe , 1990 , História da Arte Larousse , Civilização
HUYGHE, René , 1986 , Sentido e Destino da Arte , Edições 70
BATTISTI, Eugenio , 1984 , Renascimento e Maneirismo , Lisboa, Verbo
SHEARMAN, John , 1978 , O maneirismo , S. Paulo, Cultrix
TAPIÈ, Victor , 1988 , Barroco e Classicismo , Lisboa, Presença
FOCILLON, Henri , 1993 , A Idade Média Românica e Gótica , Estampa
SHEFOLD, karl , 1986 , Grécia Clássica , Verbo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Combinação dos seguintes métodos: - método expositivo e explicativo. - método dialógico. - método ativo. Metodologia de Avaliação: 1- Avaliação periódica: 2 MINI-TESTES ao longo do semestre (50%) e 2 apresentações orais curtas (40%) - Avaliação contínua (10%): assiduidade, participação em aula e atividades extra-aula ao longo do semestre.