Disciplina: Língua Estrangeira A2.1 Francês

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Gerais: O ensino da Língua Estrangeira, Francês A2, nível intermédio ou de sobrevivência, segundo o «Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues. Apprendre, Enseigner, Évaluer» (2000, p. 25), é a continuação do Francês A1.1 e do Francês A1.2 para o Curso de Estudos de Cultura. Este nível tem como objetivos: desenvolver a competência linguística oral e escrita através de uma aprendizagem guiada, sistemática e rigorosa da morfossintaxe do Francês como língua estrangeira e, naturalmente, desenvolver a autonomia dos estudantes pela observação da língua e prática discursiva e comunicativa desta. Os conteúdos da Língua Estrangeira, Francês A2.1 dividem-se em três unidades (seis lições) bem distintas de acordo com os seis temas correspondentes.

Conteúdos / Programa:

1. - LEÇON SIX
1.2. - Pronoms personnels « moi, vous, toi, nous, lui, elle, eux, elles »
1.3. - Comparatif de l'adjectif qualificatif
1.4. - Verbe irrégulier « savoir »
1.5. - Pronom relatif « qui »
1.6. - Deux verbes employés successivement
1.7. - Futur proche
1.8. - Noms de professions après le verbe « être »
1.9. - Pratique orale
1.10. - Exercices oraux ou écrits
2. - LEÇON SIX BIS
2.1. - Situations : Ma famille, ta famille
2.2. - Lecture : Lettre de Michèle à sa correspondante américaine
2.3. - Pratique de communication orale
2.4. - Exercices oraux ou écrits
2.5. - Prononciation
2.6. - Expressions nouvelles
3. - LEÇON SEPT
3.1. - Verbes irréguliers «prendre, apprendre, comprendre»
3.2. - Expressions de quantité
3.3. - Article défini employé dans un sens général. Article partitif.
3.4. - Négation « ne... pas de »
3.5. - Adjectif démonstratif
3.6. - Superlatif de l'adjectif
3.7. - « Avant » et « avant de »
3.8. - Pratique orale. Exercices oraux ou écrits
4. - LEÇON SEPT BIS
4.1. - Situation : « Allons faire du ski ! »
4.2. - Lecture : « Dîner d'anniversaire. "En France..."
4.3. - Pratique de communication orale
4.4. - Exercices oraux ou écrits
4.5. - Expressions nouvelles
5. - LEÇON HUIT
5.1. - Verbes irréguliers « connaître » et « voir ». Différence entre « savoir » et « connaître »
5.2. - Adjectifs interrogatifs «quel, quelle, quels, quelles». Adverbes interrogatifs «quand, pourquoi, comment, combien de, où »
5.3. - Expressions suivies par un infinitif, par un nom ou un pronom
5.4. - Adjectif indéfini « tout, toute, tous, toutes »
5.5. - Verbes irréguliers « mettre, dire » et « lire »
5.6. - Impératif
5.7. - Pratique orale. Exercices oraux ou écrits
6. - LEÇON HUIT BIS
6.1. - Situations : « Projet de soirée »
6.2. - Lecture : Vive la liberté. En France ...
6.3. - Pratique de communication orale
6.4. - Exercices oraux ou écrits
6.5. - Prononciation
6.6. - Notes de prononciation
6.7. - Expressions nouvelles
6.8. - Exercices de révision de grammaire
6.9. - Grammaire générale
6.10. - Poème : Premier jour. Jacques Prévert
7. - EXERCICES DE RÉVISION DE GRAMMAIRE
8. - LES CONNAISSANCES GÉNÉRALES : LE VOCABULAIRE PROGRESSIF DU FRANÇAIS ET DE LA CULTURE

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bérard, É. , 2007 , Grammaire du français. Comprendre, réfléchir, communiquer. Niveaux A1/A2 du Cadre européen commun de référence. , Didier
Carvalho de O. , 2007 , Gramática do Francês Fundamental. Ensino Básico; Ensino Secundário. , Porto Editora
Descotes-Genon, Ch., Morsel, M.-H, Richou, C. , 1993 , L'exercisier, L'expression française pour le niveau intermédiaire, , PUG, Flem, Grenoble
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y., , 2015 , Grammaire essentielle du français. A1/A2.100% FLE , Didier
Grégoire, M., Thiévenaz, O., , 2003 , Grammaire progressive du français , Porto Editora
Larousse , 2004 , Gramática de Francês. Guia Essencial da Gramática Francesa. Companheiro Ideal de Revisões Para Todos Os Estudantes de Francês , Larousse
Miquel, C. , 2016 , Vocabulaire Progressif du Français.2e Édition avec 280 exercices , CLE International
Pucciani/Hamel , 2002 , Langue & Langage 5E. Le français par le français ; , Custom Publishers, Thomson, USA

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Métodos de Ensino: Multi abordagems - Não falar em português - Aulas expositivas, teórico-práticas com a apresentação Power Point (videoprojetor) - Utilização do Internet: atividades culturais (fotos, mapas geográficas, etc) - Discussão Temática e/ou de Conteúdos Teóricos; - Leituras e debates; - Exposições Orais; - Jogos (descrição dos objetos, contar historias, etc.); - Gestos; - Os alunos podem utilizar os dicionários (português / francês, francês / português; - Simulação de diálogos; - Canções com letras, etc. Avaliação de aprendizagem dos estudantes: A avaliação de aprendizagem ou de aquisição do conhecimento da disciplina Língua Francesa A2.1 (nível intermédio ou de sobrevivência) é através de avaliação com 3 frequências 33% cada e um ponto para a média final com projeto opcional e um ponto para a média final se participação oral.

Regente da Disciplina:

Minh Ha Nguyen Lo Cicero