Disciplina: Linguística Portuguesa

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir os conhecimentos básicos do estudo da linguagem humana, da Linguística enquanto ciência e dos seus principais conceitos operatórios.
2 - Descrever aspectos do conhecimento linguístico do Português Europeu nas suas diferentes componentes (fonológica, morfológica, sintática e semântica).
3 - Pensar o fenómeno da variação nas suas diferentes dimensões como uma propriedade inerente das línguas naturais e caracterizar as variedades do português.
4 - Adquirir metodologias e técnicas de análise linguística e de colecta de dados relevantes para investigação qualitativa e / ou quantitativa.
5 - Comunicar, oralmente e por escrito, assuntos estudados em linguística.

Conteúdos / Programa:

1 - Linguagem, línguas naturais e a linguística. Propriedades distintivas da linguagem humana. Bases biológicas da linguagem humana. Aquisição do conhecimento linguístico.
2 - Aspectos do conhecimento fonológico, morfológico, sintático e semântico do Português.
3 - Unidade e variação nas línguas naturais: Variacção e variedades do português; Variedade standard e variedade(s) não­-standard do Português Europeu (PE) e as suas divisões dialectais (dialectos peninsulares e insulares); O Português do Brasil (PB) e o Português em África (PA).
4 - Perspetiva Sociolinguítica da Variacão: Introdução aos principais conceitos teóricos, métodos de recolha de dados. Análise de alguns fenómenos variáveis em variedades do Português (concordância sujeito­ verbo; pronomes e clíticos; estar + gerúndio; ter/haver em construções existenciais).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aitkinson, J. , 1993 , Introdução aos Estudos Linguísticos , Publicações Europa-América.
Brown, K. & J. M iller (ed). , 2006 , Encyclopedia of Language and L inguistics. 2nd Edition , Elsevier
Duarte, I. , 2001 , Língua Portuguesa. Ferramentas Linguísticas. , Universidade Aberta
Mateus, MHM & A. Villalva , 2006 , O Essencial sobre Linguística , Caminho
Mateus, MHM & E. Cardeira , 2007 , Norma e Variação , Caminho
Peres, João & Móia, Telmo , 1996 , Áreas críticas da língua portuguesa. , Lisboa: Caminho
Fromkin, V., R. Rod man & N. Hyams , 2003 , An Introduction to Language. , Thomson Heinle
Bayley, R. & C. Lucas (ed.s) , 2007 , Sociolinguistic Variation: Theories, methods and applications. , Cambridge University Press
Peres, João & Móia, Telmo , 1996 , Áreas críticas da língua portuguesa. , Caminho
Raposo , E. et al. , 2013 , Gramática do Português, Vols I e II. , Fundação Calouste Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia centrada na aprendizagem: Os alunos devem assistir regularmente às aulas e participar activamente. Devem dedicar uma parte do seu tempo à leitura da bibliografia recomendada, de modo a consolidar o entendimento dos materiais e conceitos apresentados nas aulas teórico-praticas. As aulas envolvem ainda sessões de resolução de exercícios. Estão previstas sessões práticas e tutorias de forma a orientar o desenvolvimento de investigação empírica (trabalho prático de colecta de dados), realizada em equipa, prevendo também a realização de relatórios com os resultados do trabalho e a sua discussão. Avaliação: duas frequências pesando na avaliação, 25% e 30% respetivamente e um trabalho escrito (com peso de 35%) e apresentação oral (com peso de 10%).