Disciplina: Caminhos da Lusofonia

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Pretende-se que os futuros diplomados em Ciências da Cultura adquiram conhecimentos teórico-práticos aprofundados sobre a diversidade linguística e cultural no espaço da Lusofonia, nomeadamente as noções de mestiçagem cultural e mitologia cultural partilhada, salientando as especificidades de cada país lusófono.
2 - Pretende-se facultar conhecimentos de estilística para que os estudantes possam analisar textos de escritores lusófonos que se debruçam sobre o choque de alteridades durante o regime colonial. O estudo da temática da viagem em Guimarães Rosa permitirá aos estudantes desenvolver a noção de plurissignificação articulada com a poética de enigma.
3 - Os estudantes desenvolvem competências de pesquisa ao refletir sobre a canção como manifestação crítica e leitura do mundo segundo o contexto histórico de cada cantor. Os estudantes desenvolvem técnicas de análise que lhes permitem ler e interpretar quadros, esculturas, obras de arquitetura.

Conteúdos / Programa:

1 - Lusofonia: diferentes representações, equívocos e noção em constante transformação.
2 - Choques de Alteridades.
2.1 - "A fronteira de asfalto" (1957) de José Luandino Vieira.
2.2 - "Nós matámos o Cão-Tinhoso" (1942) de Luís Honwana.
2.3 - "Os Amantes" (1969) de David Mourão-Ferreira.
3 - Travessias, reescritas e memórias.
3.1 - "Terra Sonâmbula" (1992) de Mia Couto: a alegoria de um país cindido pela guerra civil
3.2 - "A terceira margem do rio" (1962) de João Guimarães Rosa: enigma, a experiência do insondável e a reinvenção da língua.
4 - A canção como manifestação crítica e leitura do mundo (Zeca Afonso, Jorge de Palma, Trovante, Madredeus, Rui Veloso, Chico Buarque, Caetano Veloso, Cesária Évora, etc.).
5 - As relações interates do espaço lusófono. O programa centra-se no estudo da literatura lusófona que tematiza os choques culturais. Também trata da música e pintura como forma de leitura da sociedade.

Bibliografia / Fontes de Informação:

GENETTE, Gérard , Palimpsestes. La Littérature au second degré 1 ,
LOURENÇO, Eduardo , A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia ,
MARGARIDO, Alfredo , A Lusofonia e os Lusófonos. Novos Mitos Portugueses , Edições
MARTINS, Celina , O Entrelaçar das Vozes Mestiças. Análise das Poéticas da Alteridade em Edouard Glissant e Mia Couto ,
PRATT, Mary Louise , Travel Writing and Transculturation ,
SANCHES, Manuela Ribeiro , Descolonizar a Europa. Antropologia, Arte, Literatura e História na Póscolonialidade ,
CASTELO, Cláudia , O modo português de estar no mundo ? O lusotropicalismo e a ideologia colonial portuguesa ,
CRISTOVÃO, Fernando , Da Lusitanidade à Lusofonia ,
GIL, José , Portugal, Hoje. O medo de existir. ,
MOREIRA, Adriano e José Carlos Venâncio , Lusotropicalismo. Uma teoria social em questão. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas (em que se expõem e discutem os princípios teóricos do programa) e teórico-práticas (em que o aluno experimenta as ferramentas, métodos e conceitos adquiridos através da resolução de problemas e exercícios). A docente dá um modelo de interpretação dos textos literários, incentivando a reflexão autónoma dos estudantes. Também são implementados exercícios de escrita criativa que constituem um encadeamento lógico dos textos literários analisados. A avaliação do domínio dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos é realizada através de um teste escrito (50%), verificando o desenvolvimento das competências de reflexão crítica e de correlação dos diferentes pontos do programa. A realização de um trabalho de campo de investigação individual escrito (25%) e a sua exposição oral (25%) visa a aplicação das metodologias de trabalho científico, bem como o desenvolvimento das competências de expressão e comunicação oral e escrita.

Regente da Disciplina:

Celina Maria Rodrigues Martins