Disciplina: Estudos Afro-Brasileiros

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Promover o estudo das relações tópicas entre literaturas e culturas;
2 - Facultar conhecimentos de natureza cultural, histórico-social e artística sobre as expressões literárias africanas lusófonas e brasileiras
3 - Desenvolver a reflexão crítica sobre a procura da afirmação literária das literaturas africanas lusófonas e brasileiras em relação ao cânone europeu
4 - Estabelecimento das noções de "literatura nacional" e "literatura derivada"; reconhecimento de um contexto específico, formado por história, memória, ficcionalização e imaginário, nos vários países lusófonos.
5 - Desenvolver a reflexão crítica sobre as identidades e o imaginário cultural dos países lusófonos
6 - Obtenção de instrumentos que permitam traçar linhas de continuidade e diferença em relação às diversas tradições culturais
7 - Compreensão alargada das literaturas e culturas nacionais, incentivando-se o estabelecimento de relações comparatistas entre estas;

Conteúdos / Programa:

1 - O contexto afro-brasileiro: as diferenças históricas, sociais, políticas e económicas entre os países africanos lusófonos e o Brasil
2 - Formação da Literatura Brasileira:
2.1 - A literatura brasileira como literatura derivada;
2.2 - Os escritos de achamento e de catequização; os sentimentos nativistas e ufanistas
2.3 - As expressões do barroco e do arcadismo
2.4 - Desde quando uma literatura nacional?
3 - Emancipação e Modernidade:
3.1 - O romantismo e o projecto de emancipação identitária; as propostas de originalidade linguística e literária
3.2 - A contraditória reacção portuguesa e algumas polémicas
3.3 - O indianismo como ideologia pátria; o desconhecimento do negro e a sua reabilitação literária
3.4 - A revolução modernista e a emancipação cultural e literária
4 - Literaturas africanas lusófonas - as propostas de uma nova África através da poesia e do romance:
4.1 - Do espelho da colónia a reflexo da contemporaneidade
4.2 - A África como centro do mundo e as preocupações humanistas e universalistas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Luísa Paolinelli , 2015 , Caderno de Textos Brasileiros ,
AFONSO, Maria Fernanda. , 2004 , O Conto Moçambicano. Escritas Pós-coloniais, Lisboa , Caminho;
BOSI, Alfredo. , 1980 , História Concisa da Literatura Brasileira, São Paulo, , Cultrix
CHABAL, Patrick , 1994 , Vozes Moçambicanas. Literatura e Nacionalidade , Lisboa, Vega
CRISTÓVÃO, Fernando, , 2005 , Cruzeiro do Sul a Norte, , INCM
Fernando Cristóvão , 2003 , O Romance Brasileiro Político Contemporâneo , Coimbra, Almedina
MARTINS, Celina , 2006 , O Entrelaçar das Vozes Mestiças. Análise das Poéticas da Alteridade em Edouard Glissant e Mia Couto. , Lisboa, Princípia
RAMA, Ángel. , 1982 , La transculturación narrativa en América Latina , Siglo XXI Editores;
TRIGO, Salvato , Ensaios de Literatura Comparada Afro-Luso-Brasileira, , Vega Universidade.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Fomentar-se-á o diálogo, através da interação dos estudantes com o professor e entre os estudantes, de forma a promover a aquisição, a compreensão e a prática da literatura em contexto de aula. Nas aulas, espera-se que os alunos pratiquem a leitura, a compreensão, a criação de textos orais e escritos, visando o desenvolvimento das competências comunicativa, interpessoal e intercultural.. Os estudantes serão encaminhados no sentido de constituírem os seus próprios objetos de trabalho e os seus projetos. Procura-se, através dos trabalhos orais, incentivar a colocação em prática da teoria procurando que planifiquem uma aula destinada a diversos públicos usando a literatura como sujeito e objeto de estudo da arte. Os alunos deverão fazer dois testes, correspondentes às duas grandes partes da matéria, um de resposta breve e outro de ensaio (40%+40%) e apresentar um trabalho individual (planificação de aula) (20%).