Disciplina: Cultura Francesa

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Compreender o papel da França na Europa e no mundo através dos seus diálogos interculturais
2. - Apreender a complexidade dos séculos estudados (a partir do século XVII até aos nossos dias) em várias dimensões, sobretudo histórica, social e cultural
3. - Desenvolver capacidades de reflexão sobre as problemáticas contemporâneas
4. - Identificar desafios culturais do pensamento contemporâneo
5. - Desenvolver o gosto pela leitura de documentos diversos, pela investigação e pelo espírito crítico

Conteúdos / Programa:

1. - A França na Europa e no Mundo
1. 2. - Memória, símbolos e conflitos
2. - Configurações do Século XVII - a diversidade enganadora
2.1. - O século de Luís XIV: do Absolutismo à mutação social, política e cultural no Século das Luzes
3. - O século da Europa Francesa: Festas galantes e Luzes
3.1. - Do espírito da Enciclopédia às escritas do desastre de Lisboa
4. - A Idade das Revoluções: Das Luzes à Revolução Francesa, Utopia e Utopismos
4.1. - Da lenda napoleónica aos romantismos literários, picturais e musicais
5. - Paris e a Europa: o domínio cultural de Paris
5.1. - Dos Salões de pintura às grandes feiras de arte da actualidade
6. - A França Multicultural: Poder, integração e convivialidade

Bibliografia / Fontes de Informação:

Buescu, Helena , 2001 , Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação , Fundação Calouste Gulbenkian
Amselle, Jean-Loup , 2001 , Vers un Multiculturalisme Français. L?empire de la coutume , Flammarion
Barker, Chris , 2003 , Cultural Studies. Theory and Practice , Sage Publications
Certeau, Michel de , 1993 , La Culture au Pluriel , Éditions du seui
Chambert, Fr. , 2010 , La culture française dans le monde (1980-2000). Les défis de la mondialisation , L'Harmattan
Crozet, Yves , 2000 , Les grandes questions de la société française , Nathan
Figueiredo, Eurídice , 1998 , Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana , EDUFF
Loyer Goetschel, P. et E. , 2001 , Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours , Armand Colin
Miranda, José A. Bragança de , 2002 , Teoria da Cultura , Edições Século XXI
Morin, Edgar , 2005 , Culture et barbarie européennes , Bayard
Alves, Fernanda Mota, Soares, Luísa Afonso e Rodrigues, Cristiana Vasconcelos (org.) , 2016 , Teoria e Análise Cultural. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus , Edições Humus
Nora, Pierre , 1997 , Les lieux de mémoire , Gallimard
Poirrier, Philippe , 2006 , L'État et la Culture en France au XXe siècle , Livre de Poche
Thomas C. Spear, et alii , 2002 , La Culture Française vue d'ici et d'ailleurs , Éditions Karthala
Mendes, Ana Paula Coutinho , 2000 , ?Representação do Outro e Identidade. Um Estudo de Imagens na Narrativa de Viagens - II Imagologia literária: contornos históricos e princípios metodológicos? , de Literatura Comparada Margarida Losa
AUGÉ, Marc , 1994 , Pour une anthropologie des mondes contemporains , Aubier
Lourenço, Eduardo , 2001 , A Europa desencantada ? Para uma mitologia europeia , Gradiva

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas combinarão as componentes teórico-práticas, a exposição teórica será consolidada com trabalho teórico-prático. Será exercitado o pensamento crítico e realizar-se-ão atividades de análise e de síntese propícias à discussão conjunta, à partilha de ideias e à problematização. Prevêem-se também aulas de apresentação/defesa oral de trabalhos individuais com intervenção/apreciação coletiva final, previamente definidos e com supervisão tutorial. Avaliação: Um trabalho escrito individual (40%) e um trabalho de investigação com apresentação oral (60%).