Disciplina: Introdução às Ciências Empresariais

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva genérica sobre a gestão, o gestor, a empresa e a relação deste com o meio envolvente, baseada numa abordagem sistémica dos fenómenos socioeconómicos.
2 - O estudante deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões que envolvem a atividade empresarial, nomeadamente, a dimensão científica, sociocultural e ética.
3 - O estudante deverá ser capaz de analisar, diferenciar e compreender os conteúdos das funções estruturantes da gestão (planeamento, organização, direção e controlo) e os seus impactos na atividade empresarial.
4 - O estudante deverá ser capaz de reconhecer, selecionar e manusear algumas ferramentas, decorrentes das funções da gestão, para alcançar os objetivos empresariais.

Conteúdos / Programa:

1 - A gestão, o gestor, a empresa e a envolvente;
2 - Planeamento e processo de tomada de decisão;
3 - Organizacão;
4 - Direção;
5 - Controlo;
6 - Teams Emergentes.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BODDY, D., , 2011 , Management An Introduction, 5th , FT Prentice Hall
SMITH, D. , 2010 , Exploring Innovation , McGraw Hil
Richard A. Brealey, Stewart C. Myers, Franklin Allen , 2014 , Principles of corporate finance , McGraw- Hill/Irwin
Kotler, P. & Armstrong, G , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E , Pearson Education
J. Tidd, J. Bessant , 2016 , Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Chang , Wiley
CLARKE, Thomas, & BRANSON, Douglas , 2012 , The SAGE handbook of corporate governance , SAGE
BYGRAVE, William e ZACHARAKIS, Andrew , 2014 , Entrepreneurship , Wiley
ALLEE, Verna e SCHWABE, Oliver , 2015 , Value Network and the true nature of colaboration , Mehan-Kiffer Pres
CARVALHO, José Eduardo , 2016 , Gestão de Empresas Princípios Fundamentais , Edições Sílabo
MENESES, João Wengorovius , 2016 , Gestão de Organizações e Criação de Valor Partilhado , UCP Editora
JOHNSON, Gerry e WHITTINGTON, Richard e SCHOLES, Kevan e ANGWIN, Duncan e REGNÈR, Patrick , 2014 , Exploring Strategy , Pearson
HATCH,Jo Hatch e CUNLIFFE, Ann , 2013 , Organizational Theory , OUP
STEVENSON, William J. , 2015 , Operations Manageme , McGraw-HIll

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular (UC) compõe-se de aulas teóricas (AT) e teórico-práticas (ATP). A plataforma teórica da UC é apresentada e discutida com participação ativa dos alunos, nas aulas teórico-práticas são discutidos casos e resolvidos exercícios. Na avaliação periódica os alunos terão de denotar habilidades de análise, síntese, interpretação, pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisão. Realizam-se 2 frequências com igual ponderação (50%) na nota final. Em ambas a nota mínima é 7 valores. Os alunos com média final igual ou superior a 9,5 valores serão aprovados. Em recurso poderão recuperar uma das partes ou ambas