Disciplina: Introdução à Gestão de SME

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Após a conclusão com sucesso desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de demonstrar a capacidade para:
1 - Desenhar para avaliação e decisão, uma proposta de modelo de criação de valor justificada quantitativamente e suportada numa síntese das metodologias e discursos teóricos modernos revisitados criticamente;
2 - Refletir sobre as competências individuais necessárias para alcançar uma implementação bem-sucedida de propostas de criação de valor em contextos organizacionais futuros;
3 - Sintetizar, de forma crítica, as interpretações contemporâneas da criação de valor e discriminá-las, para permitir criar uma abordagem independente para aplicação direta a um contexto empresarial (PME) específico;
4 - Conseguir construir uma visão, através da reflexão da prática pessoal, para liderar novas iniciativas de criação de valor em condições de complexidade e incerteza organizacional

Conteúdos / Programa:

1 - Criação de valor nas empresas: abordagem contemporânea;
2 - O conceito de criação de valor (criação de valor e erosão de valor; combinação de recursos conducentes à criação de valor; criação de valor a partir dos shareholders: dinâmicas e gestão);
3 - Análise avançada de criação de valor (análise das redes de criação de valor; bonding; redes de conhecimento);
4 - Auditoria dos modelos de criação de valor (valor da marca; o estilo de liderança e a criação de valor; criação de valor através do contributo dos "stakeholders" e em contextos turbulentos);
5 - A cultura organizacional como "driver" para a criação de valor;
6 - Críticas às abordagens correntes de criação de valor nas empresa;
7 - Contextualização dos conceitos e práticas fundamentais na gestão do processo de geração de valor;
8 - Avaliação crítica da governança corporativa (legitimidade social, métricas de avaliação de risco, objetivos, eficiência financeira).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Allee, V. , 2011 , Value Networks and true nature of collaboration , , Megan-Kiffer Press
Cameron, K. S., Quinn, R., , 2011 , Diagnosing & Changing Organisational Culture , Wiley
Davenport, T. & Harris, S. , 2010 , Analytics At Work , Harvard Business School of Publishing Corp
Aguins, H. , 2012 , Performance Management , Prentice Hall
C. M., Horn M. B., Johnson, C. , 2010 , Disrupting Class : How disruptive innovation will change the way the world learn , Mc Graw Hill
Cokins, G. , 2009 , Performance Management: Integrating Strategy Execution, Methodologies , John Wiley & Sons
De Chernatony, McDonald, E. M. Wallace E. , 2011 , Creating Powerful Brands, , Butterworth Heinemann
Della-Piana, V. , Low, M. & Layman, K, , 2010 , The Business Strategy Audit , San Francisco

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular é composta por um conjunto de aulas teóricas (AT) e de aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da unidade curricular é exposta e discutida pelo professor (com a participação ativa dos alunos), enquanto nas segundas (ATP) são discutidos casos/situações e resolvidos exercícios relacionados com os processos de criação de valor no contexto das PME. Avaliação: Uma frequência (50%) e um trabalho (50%) Avaliação - Época Recurso: Um exame recuperável 100% da matéria.

Regente da Disciplina:

Sérgio de Jesus Teixeira