Disciplina: Empreendedorismo

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Apresentar, analisar e discutir as diferentes definições sobre a temática do empreendedorismo.
2 - Compreender a evolução do empreendedorismo como área de investigação.
3 - Caracterizar o empreendedor.
4 - Avaliar a importância do ambiente empreendedor.
5 - Caracterizar a atividade empreendedora em Portugal.
6 - Compreender os vários elementos que compõem o processo empreendedor.
7 - Incentivar o aluno na procura, identificação e avaliação de oportunidades de negócio.
8 - Desenvolver competências na elaboração, apresentação e avaliação de um Plano de Negócios.

Conteúdos / Programa:

1 - Empreendedorismo
2 - O Empreendedor
3 - Atividade Empreendedora
4 - Processo Empreendedor
5 - Mitos em Empreendedorismo
6 - O Plano de Negócio
7 - Exercício prático sobre empreendedorismo: Elaboração, apresentação e avaliação de um plano de negócios

Bibliografia / Fontes de Informação:

S. Sarkar , 2014 , Empreendedorismo e Inovação , Escolar Editora
H. Costa , 2010 , Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios , Lidel
M., Ferreira, F. Serra, J. Santos , 2010 , Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a nova Empresa , Edições Sílabo
S. Nielsen, K. Klyver, M. Evald, T. Bager , 2017 , Entrepreneurship in Theory and Practice: Paradoxes in play , Edward Elgar

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em aulas teóricas (onde se oferece e discute os princípios teóricos do programa) e teórico-práticas (através de aulas interativas, fomentadas pela intensa e valiosa participação dos alunos, sendo utilizados teaching cases elaborados por escolas de renome internacional ao nível do ensino em Empreendedorismo, nomeadamente, o Babson College). A avaliação é composta por dois elementos: um teste escrito (50%) e um trabalho prático em grupo (50%), ambos com nota mínima de 7,00 valores. Na época de recurso/especial, os critérios de avaliação da época normal mantêm-se. Na época de Melhoria, é dada a oportunidade ao aluno de melhorar a nota do teste escrito.