Disciplina: Alemão A2

Área Científica:

Língua Estrangeira

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aos alunos exigir-se-á uma participação activa, autónoma e criativa nas aulas desta unidade curricular.
2 - Para que este objectivo seja atingido são muito importantes, tanto o "Training" e o prestar atenção à Língua ("language awareness") como a reflexão contrastiva sobre a língua e uma abordagem intercultural.
3 - Trabalhar com material complementar autêntico, que será posto à disposição do estudante e trabalhado ao longo do semestre.
4 - Alcançar o Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Conteúdos / Programa:

1 - Trabalho com apoio do docente das lições 5-8 de DaF kompakt e trabalho complementar com textos autênticos.
2 - Compreensão de perguntas simples, informações, notícias ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais.
3 - Tirar informação relevante de textos simples escritos.
4 - Escrever textos breves.
5 - Apresentar-se e responder a questões em relação a própria pessoa em diálogos.
6 - Preparação da prova oral.

Bibliografia / Fontes de Informação:

KEMMLER, Rolf , 2007 , PONS Standardwörterbuch PORTUGIESISCH (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch), , Klett/Porto Editora
REIMANN, Monika , 2004 , Gramática essencial do alemão, Ismaning/São Paulo , Hueber/Editora Pedagógica e Universitária
Dudenredaktion , Dicionário online DUDEN ,
LEMCKE, Christiane et al. , 2015 , A2 Grammatik Intensivtrainer NEU , Klett-Langenscheidt
Langenscheidt-Redaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , Langenscheidt
LEMCKE, Christiane et al. , 2015 , A1 Grammatik Intensivtrainer NEU , Klett-Langenscheidt
App Cram , App cram (flashcards zum Lernen) ,
Pons , http://pt.pons.com/tradução (auch als App für iphone und Android verfügbar) ,
PIRES, Martinho Vaz , 2014 , Gramática da Língua Alemã. , Porto Editora
JIN, Friederike et al. , 2016 , Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache Grammatik - kein Problem A1/A2 , Cornelsen
DAY , 44 kommunikative Spiele Deutsch als Fremdsprache A2.C1 ,
HUTER, Barbara et al. , 2012 , 66 Grammatikspiele Deutsch als Fremdsprache , Klett
BURGER, Elke , 2008 , Schreiben Intensivtrainer A1/A2 , Langenscheidt
STIEF, Christine et al. , 2005 , Gramática alemã quanto baste , Langenscheidt/Lisma
LEMCKE, Christiane et al. , 2008 , Wortschatz Intensivtrainer A2 , Langenscheidt
HOHMANN, Sandra , 2012 , Einfach sprechen! Deutsch als Zweit- und Fremdsprache A2-B1 , Klett

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas seguintes três variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só são frontais (docente --> discentes) quando for necessário explicar algum aspecto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo. A avaliação é constituída por duas frequências (80%, 40% cada), por uma prova oral (10%) e por trabalhos de casa que devem ser entregues (10%).

Regente da Disciplina:

Mario Franco Barros

Corpo Docente:

Mafalda Sofia Gomes
Docente