Disciplina: Introdução ao Turismo (FCC)

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

77 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objectivo desta Unidade Curricular é dar a conhecer o turismo como actividade sócio-económica, identificando os conceitos fundamentais associados a esta área de conhecimento.
2 - Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento, e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.

Conteúdos / Programa:

1 - 1. O Sector do Turismo: Actores, Tendências e Conceitos 1.1 Sectores e Actores da Industria Turística
2 - 2. Elementos de avaliação do Turismo 2.1 Lado da Oferta e Procura 2.2 Factores de influência e impacto
3 - 3. Interacções do Sistema Turístico 3.1 Modelo multidisciplinar 3.2 Abordagem económica: a procura turística
4 - 4. O Turista no processo de escolha do destino 4.1 As motivações e travões ao consumo turístico 4.2 O Modelo do comportamento do consumidor
5 - 5. A Política de tarifação 5.1 Variáveis da envolvente com influência no preço 5.2 Modelos de elaboração do preço
6 - 6. A formação da imagem turística 6.1 As etapas da formação da imagem 6.2 A imagem orgânica
7 - 7. A avaliação da imagem e da personalidade de um destino 7.1 Ferramentas e métodos qualitativos 7.2 Métodos projectivos
8 - 8. Estratégias de comunicação no sector turístico 8.1 A identificação da audiência e os objectivos promocionais 8.2 O orçamento publicitário

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cooper C., Fletcher J., Fyall A., Gilbert D., Wanhill S. , 2008 , Tourism Principles and Practice , Financial Times Management
Holloway, C., Davidson R., Humphreys C. , 2009 , The Business of Tourism , Financial Times/ Prentice Hall.
Cunha, Licínio , 2007 , Introdução ao Turismo , Editorial Verbo
Firmino, Manuel B. , 2007 , Turismo - Organização e Gestão , Escolar Editora
Kotler, P., Bowen, J.T. & J.C. Makens , 2006 , Marketing for Hospitality and Tourism , Prentice Hall
Le Marketing du Tourisme , 2007 , Frochot, I. & Legohérel, P. , Dunod.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conceitos com a envolvente informacional dos meios de comunicação locais. Todas as sessões iniciam-se pela apresentação das notícias relacionadas com a temática que se está a analisar. Este é um processo individual do aluno que ajuda às mudanças que ocorrem nas estruturas cognitivas internas. A Unidade Curricular faz apelo quer às metodologias quantitativas quer às qualitativas, nomeadamente, com recurso à análise estatística e ao Estudo de Caso. A unidade curricular tem avaliação contínua, tendo em consideração os seguintes elementos e respectivas ponderações: - Avaliação periódica (50% N. final - mínimo 8 valores) - Avaliação contínua ou prova escrita (50% N. final - mínimo 8 valores). A frequência pode ser recuperada na época de recurso.