Disciplina: Alemão Aplicado B2.1 - Comunicação Empresarial

Área Científica:

Língua Estrangeira

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular coloca um enfoque acentuado na competência comunicativa e orienta-se na linguagem e na comunicação na vida profissional.
2 - Aos alunos exigir-se-á uma participação activa, autónoma e criativa nas aulas desta cadeira. Para que este objectivo seja atingido são muito importantes o Training e o prestar atenção à Língua (language awareness), a reflexão contrastiva sobre a língua e uma abordagem intercultural. Material complementar autêntico será posto a disposição do aluno e trabalhado ao longo do semestre.

Conteúdos / Programa:

1 - Reforço das competências linguísticas já adquiridas nos anos anteriores.
2 - Novas competências linguísticas como: Voz passiva, orações finais, pronomes preposicionais, o futuro.
3 - Compreensão de perguntas, pedir e dar informações, notícias e diálogos ao telefone em situações quotidianas e, sobretudo, profissionais.
4 - Preparação e apresentação de práticas comunicativas como programas, reuniões, entrevistas
5 - Tirar informação relevante de textos escritos de dificuldade intermédia.
6 - Escrever curriculum, cartas e e-mail oficiais/comerciais

Bibliografia / Fontes de Informação:

BECKER, Norbert/BRAUNERT, Jörg , 2010 , Alltag, Beruf & Co. (A2/2) , Hueber
BRAUN, Angelika/SZABLEWSKI-ÇAVUS, Petra , 2013 , Orientierung im Beruf. Intensivtrainer (A2-B1) , Klett/Langengscheidt
GUENAT, Graziella/HARTMANN, Peter , 2009 , Deutsch für das Berufsleben (B1) , Stuttgart: Klett
HERING, Axel/Matussek, MagdalenGeschäftskommunikation Besser Schreiben + Bessera , 2007 , Geschäftskommunikation Besser Schreiben + Besser telefonieren (Niveau B1-B2) , Hueber
KAUFMANN, Susan , 2013 , Orientierung im Beruf (A2-B1) , Klett/Langengscheidt
SANDER, Ilse , 2011 , DaF kompakt A1-B1. Kursbuch , Stuttgart: Klett
SCHÜMANN, Anja , 2015 , Menschen im Beruf: Tourismus (A2) , Hueber
SEIFFERT, Christian , 2009 , Schreiben im Alltag und Beruf. Intensivtrainer (A2-B1) , Langenscheidt
Dudenredaktion , Dicionário online DUDEN ,
Langenscheidt-Redaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , Langenscheidt
Pons , http://pt.pons.com/tradução (auch als App für iphone und Android verfügbar) ,
HOHMANN, Sandra , 2012 , Einfach sprechen! Deutsch als Zweit- und Fremdsprache A2-B1 , Klett
HARST, Eva et al. , 2013 , Treffpunkt Beruf A2 , Klett-Langenscheidt
HARST, Eva et al. , 2012 , Treffpunkt Beruf B1 , Langenscheidt
SCHOTE, Joachim , 2016 , Orientierungskurs. Grundwissen Politik, Geschichte und Gesellschaft in Deutschland A2-B1 , Cornelsen
KILIMANN, Angela et al. , 2015 , 60 Stunden Deutschland Orientierungskurs Politik - Geschichte - Kultur , Klett-Langenscheidt
FÜGERT, Nadja , 2014 , Bewerbungstraining A2-B1 , Klett
FEARNS, Anneliese , 2009 , Kommunikation in der Wirtschaft. Lehr- und Arbeitsbuch , Cornelsen
EISMANN, Volker , 2015 , Erfolgreich am Telefon und bei Gesprächen im Büro , Cornelsen
BECKER, Joachim et al. , 2014 , Deutsch am Arbeitsplatz (Pluspunkte Beruf; A2-B1+) , Cornelsen
WERGEN, Josef/ WÖRNER, Annette , 2006 , Im Griff. Bürokommunikation Deutsch , Pons
SANDER, Ilse et al. , 2011 , DaF kompakt A1-B1 Übungsbuch , Klett
EISMANN, Volker , 2010 , Erfolgreich in der geschäftlichen Korrespondenz (B1-B2) , Cornelsen
Dudenredaktion , 2010 , Briefe und E-Mails gut und richtig schreiben , Dudenverlag

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias de Ensino: Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas seguintes três variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. A primeira prova oral será com um parceiro (p. ex. simulação duma entrevista de trabalho) e a segunda em grupo (p. ex. apresentação dum mini-projeto). As aulas só são frontais (docente --> discentes) quando for necessário explicar algum aspecto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo. Avaliação: - Segue-se o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa (Modelo B). - 80% de presença obrigatória às aulas - 2 Frequências escritas de 2 horas (40% cada) e duas provas orais (10% cada). A nota final é a nota média do resultado dos quatro momentos de avaliação. Para aprovar a disciplina, é necessária uma nota final mínima de 9,5 valores. - Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para realizar uma prova de recurso ou de melhoria de nota de um dos elementos de avaliação (teste escrito, 40%). - Alunos com estatuto de trabalhador-estudante poderão realizar uma prova de recurso à totalidade da avaliação (teste escrito, 80%).] - A componente oral (20%) não pode ser recuperada na prova de recurso/melhoria de nota.

Regente da Disciplina:

Mario Franco Barros