Disciplina: Culturas de Expressão Alemã

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A disciplina actualiza saberes, conhecimentos e perspectivas dos estudantes em relação à história da cultura alemã do espaço cultural alemão actual.
2 - Partindo da aquisição autónoma de conhecimentos sobre factores históricos, culturais, sociais, económicos e sobre os média no espaço cultural de expressão alemã, conforme teoria e metodologia científica apropriadas, serão praticadas as competências de comunicação crítica e a capacidade de ler, interpretar, contextualizar e relacionar a produção cultural de expressão alemã na sua dimensão de produção simbólica de sentido e de valores.
3 - Será motivada a sensibilidade para as diferentes culturas de expressão alemã da modernidade com o objectivo de que os/as estudantes sejam capazes de interagir com o mercado de trabalho do espaço económico de expressão alemã.
4 - Serão valorizados os interesses específicos dos/das estudantes na participação activa nas aulas. Considerando o teor intercultural da disciplina serão analisados textos em diferentes línguas.

Conteúdos / Programa:

1 - Problematização teórica: o que significa Estudos de Cultura
2 - Questões metodológicas: a prática da ética do discurso crítico académico
3 - História das Culturas Alemães: os seu impacto na Europa e no Mundo
4 - Factores socio-políticos: estado e sociedade alemães
5 - Identidade Cultural: Belas Artes, Literatura, Filme
6 - Aspectos económicos: "Made in Germany" ou a cultura empresarial
7 - Cultura e Economia: a indústria do turismo luso-alemão

Bibliografia / Fontes de Informação:

EMONTS, Martina, PESTANA, Liliana , 2012 , Encontro entre Culturas. Conferências sobre temas luso-germânicas , Funchal
KOLINSKY, Eva and Wilfried van der Will , 1998 , The Cambridge Companion to Modern German Culture , University Press
OPITZ, Alfred , 1998 , Sociedade e Cultura Alemãs , Lisboa
SCHEIDL, Ludwig, Melo, Idalina Aguiar de, Ribeiro, António Sousa , 1996 , Dois Séculos de História Alemã (Política, Sociedade, Cultura). ,
GIL, Isabel Capeloa , 2008 , O que significa Estudos de Cultura? Um diagnóstico cosmopolita sobre o caso da Cultura Alemã. , Lisboa: UCP/CECC, Revista Comunicação & Cultura Nº 6

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Em aula a exposição teórica será consolidada com trabalho prático. Será exercitado a análise crítica e realizar-se-ão actividades de análise e de síntese propícias à discussão conjunta, à partilha de ideias e à problematização. A elaboração de projectos individuais, sob orientação do/da docente irá estimular o desenvolvimento de interesses específicos, a aquisição autónoma de conhecimentos e de uma metodologia apropriada de investigação científica no campo escolhido. Avaliação: Está em vigor o Regulamento da Avaliação da UMa Tipo B: a) Um trabalho/projecto/relatório de estágio científico sob orientação da docente a realizar durante o semestre e a defender em prova oral ou apresentação de um paper (Nota Global: 50%); b) Um teste escrito: (50%).

Regente da Disciplina:

Anne Martina Emonts