Disciplina: Linguística Alemã
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - A unidade curricular é uma introdução geral à linguistica alemã atual. Trata-se de uma introdução aos problemas, às áreas de investigação, aos termos, aos métodos, aos resultados, à teoria e à evolução da linguística alemã.
2 - Esta disciplina deve, também, motivar os alunos para um trabalho linguístico individual. Serão aprofundados conhecimentos na área da Sintaxe, Morfologia e Fonética/Fonologia alemãs.
3 - Paralelamente a estes objetivos linguisticos, pretender-se-á na parte prática da disciplina, um aprofundamento dos conhecimentos de língua alemã (Nivel-alvo: B2).
4 - Um dos principios que vai acompanhar as aulas permanentemente é o da contrastividade. A partir de uma perspetiva linguística contrastiva,as respetivas questões linguísticas relacionar-se-ão com a lingua portuguesa.
5 - Os objetivos acima referidos serão atigindos com o trabalho direto e ativo com base em textos originais, gramáticas, livros e manuais práticos de linguística germánica. Estes materiais serão estudados e analisados nas aulas assim como em trabalho de casa.
Conteúdos / Programa:
1 - 1. Sintaxe: O que é uma oração? Tipos de oração, partes da oração, orações simples e complexas, análise sintática de orações
2 - 2. Morfologia: Análise morfológica, tipos de palavra, formação de palavras
3 - 3. Fonética e Fonologia: Introdução à fonetica e a fonologia, fonação e articulação, vogais e consoantes
Bibliografia / Fontes de Informação:
PIRES, Martinho Vaz , 2014 , Gramática da Língua Alemã , Porto: Porto Editora
Langenscheidt-Redaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , Langenscheidt
Boettcher, W. , 2009 , Grammatik verstehen. 3 Bände , Niemeyer
Castell, A. , 2002 , Gramática de la lengua alemana , Editorial Idiomas
Engel, U. , 2004 , Deutsche Grammatik -Neubearbeitung , iudicium
Dudenredaktion (ed.) , 2009 , Duden Grammatik der deutschen Gegenwartssprache. , Dudenverlag
Helbig G./Buscha, J. , 2001 , Deutsche Grammatik. Ein Handbuch für den Ausländerunterricht , Langenscheidt
Hering, A./Matussek, M./Perlmann-Balme, M. , 2012 , Übungsgrammatik für die Mittelstufe B1-C1 , Hueber
Kars, J./Häussermann, U. , 1997 , Grundgrammatik Deutsch , Diesterweg/Sauerländer
Rusch, P./Schmitz, H. , 2007 , Einfach Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch A1 bis B1. , Langenscheidt
Bergmann, R./Pauly, P./Mouline-Fankhänel, C. , 1992 , Neuhochdeutsch. Arbeitsbuch zur Grammatik der deutschen Sprache. , Vandenhoek & Ruprecht
Bergmann, R./Pauly, P./Stricker, Stefanie , 2001 , Einführung in die deutsche Sprachwissenschaft. Heidelberg , Universitätsverlag C. Winter
Fleischer, W./Barz, I. , 1995 , Wortbildung der deutschen Gegenwartssprache , Niemeyer
Funk, H./Koenig, M. , 1999 , Grammatik lehren und lernen , Langenscheidt
Gross, H. , 1998 , Einführung in die germanistische Linguistik. Neu bearbeitet von Klaus Fischer , iudicium
Hirschfeld, U./Reinke, K./Stock, E. (ed.) , 2007 , Phonotek intensiv ? Ausprachetraining , Langenscheidt
Linke,A./Nussbaumer, M./Portmann, P.R. , 2004 , Studienbuch Linguistik , Niemeyer
Lühr, R. , 2000 , Neuhochdeutsch , W. Fink
Meibauer, J. et al. , 2002 , Einführung in die germanistische Linguistik , Metzler
Pompino-Marschall, B. , 2009 , Einführung in die Phonetik , Walter de Gruyter
Ramers, K.-H. , 1998 , Einführung in die Phonologie , W. Fink
Schlobinski, P. , 2014 , Grundfragen der Sprachwissenschaft , Vandenhoek & Ruprecht
Porto Editora , 2013 , Dicionário Moderno de Alemão-Português/Português-Alemão. , Porto Editora
Pons , http://pt.pons.com/tradução (auch als App für iphone und Android verfügbar) ,
Duden , www.duden.de ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Metodologias de Ensino: As principais formas de trabalho nas aulas serão: 1) exposições do docente com o apoio de apresentação em power point, à qual os estudantes têm acesso prévio na plataforma do InfoAlunos (como acontece com todo o material e bibliografia nesta unidade curricular), para assim poder acompanhar melhor as explicações do docente. Os diapositivos estão em língua alemã, mas o docente sempre vai traduzir e explicar os conteúdos em português (principio de contrastividade/comparação!) 2) Resolução de fichas trabalho com o parceiro ou em grupo na própria aula ("Aufgabenblätter"). 3) Resolução individual de fichas de trabalho que o estudante fará num espaço de dias marcado previamente na aula e que terá de carregar as respostas na plataforma do Infoalunos e pela quais o estudante terá uma classificação (Arbeitsblätter). Durante todo o semestre o estudante terá que entregar dez fichas. Estas fichas ajudam o aluno a habituar-se a um estudo autónomo. Avaliação: -Avaliaçao contínua: 80% 2 Frequências (40%+40%) + 20% Fichas de Trabalho.-Segue-se o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa (cf. Modelo B) -Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (40%). -Alunos com estatuto de trabalhador-estudante poderão realizar uma prova escrita de recurso das duas frequências (80%). -As fichas de trabalhos (20%) não podem ser nem recuperados nem melhorados na época de recurso. -Para ser avaliados, é obrigatório ter uma nota em cada um dos elementos de avaliação.