Disciplina: Psicologia da Atenção, Perceção e Memória

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Esta unidade estabelece como objetivos:
1 - Explicar o papel da atenção, percepção e memoria no desenvolvimento humano.
2 - Descrever e compreender as diferentes áreas de aplicação da atenção, percepção e memória no estudo do comportamento.
3 - Refletir criticam ente sobre os conteúdos programáticos na compreensão do comportamento humano.

Conteúdos / Programa:

1 - Atenção/Percepção:
1.1 - Definições e tipos de atenção;
1.1.1 - Atenção visual, atenção auditiva e atenção inter-modal;
1.1.2 - Atenção focal, Atenção seletiva;
1.2 - Diferentes modelos explicativos de atenção;
1.3 - Processos básicos em função do tipo de perceção (Visual, táctil, auditivo);
1.4 - Modelos da perceção.
2 - Memória:
2.1 - Processos básicos da memória;
2.2 - Modelos de memória: modelo modal e outros;
2.3 - Esquecimento: declínio e interferência.
3 - Conteúdos práticos:
3.1 - Visão periférica;
3.2 - Imagética: Modelo de Kosslyn;
3.3 - Formação de impressões;
3.4 - O mágico nº 7 +/- 2;
3.5 - Reconhecimento vs recordação;
3.6 - Memória semântica;
3.7 - Atitudes perceptivas;
3.8 - Tempos de Reação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Albuquerque, E.,P.,V.,B. , 2001 , Memória Implícita e Processamento do Sublimiar à formação de imagens. , Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia da Universidad
Caldeira, P. & Ferreira, A. , 2007 , Psicologia Cognitiva: Um Laboratório Simples , Lisboa: Climepsi
Engelmann, A. , 2005 , A Psicologia da Gestalt e a Ciência Empírica Contemporânea. , Psychology Press
Galotti, K.M., Fernandes, M., Fugelsang, J., Stolz, J. , 2009 , Cognitive Psychology: In and Out of the Laboratory , Washing DC: Sage
Eysenck, M. W. & Keane, M. T. , 2005 , Cognitive psychology: a student's handbook , London: Psycholog Pressy

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Na unidade curricular de Psicologia da atenção, perceção e memória far-se-á recurso às metodologias expositivas e expositivo/ interrogativo e algumas metodologias ativas. Avaliação: 1 prova (50%), onde se avaliará a capacidade de integração dos conteúdos, rigor teórico conceptual e reflexão crítica. Incluirá trabalhos práticos (50%), para aprofundar operacionalizar diferentes perspetivas sobre um tema. Para além de efetuarem uma apresentação à turma, deverão ser capazes de, com supervisão, elaborar um poster sobre o tema estudado. Para a frequência existe um mínimo 75% de assiduidade.

Regente da Disciplina:

Maria Luísa Pereira Soares