Disciplina: Psicologia da Cognição e Emoção

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Explicar a relevância das diferentes dimensões da psicologia cognitiva no desenvolvimento humano: Pensamento e Cognição; Processamento da Informação e a teoria da Mente.
2 - Conhecer as principais teorias explicativas da Cognição e das emoções.
3 - Identificar as funções das emoções.
4 - Explicar o papel das emoções nas atividades cognitivas, social e motivacional.
5 - Descrever e compreender as diferentes áreas de aplicação das emoções no estudo do comportamento.
6 - Refletir criticamente sobre o papel explicativo que as emoções podem ter para a compreensão do comportamento humano.

Conteúdos / Programa:

0 - Modulo I: Psicologia Cognitiva.
1 - Pensamento e Cognição.
1.1 - Raciocínio dedutivo e indutivo.
1.2 - Pensamento Contrafactual.
1.3 - Análise de Cloze.
1.4 - Cognição, processamento da informação e teoria da mente.
2 - Módulo II: Psicologia da Emoção.
2.1 - O que é Emoção.
2.1.1 - Definição e distinção de outros conceitos: sentimento, humor, afeto.
2.1.2 - Emoções básicas vs. Secundárias.
2.1.3 - Bases neurofisiológicas.
2.1.4 - Componentes do processo emocional.
2.2 - Principais teorias das emoções.
2.3 - Aplicações práticas da psicologia das emoções.
2.3.1 - Competência Emocional vs. Inteligência Emocional.
2.3.2 - As emoções no contexto clínico, do trabalho e educativo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Caldeira, P. & Ferreira, A. , 2007 , Psicologia Cognitiva: Um Laboratório Simples , Lisboa: Climepsi Editores
Charlton, B. & McClelland, H. , 1999 , Theory of mind and the delusional disorders ,
Gazzaniga, M. , Heathe rton, T., & Halpern, D. , 2018 , Ciência Psicológica , Porto Alegre: Artmed
Ben-Ze'ev, A. , 2000 , The subtlety of emotions , Cambridge: Bradford
Franco, M. G. , 2007 , A gestão das emoções na sala de aula , Lisboa: FCG/ FCT
LeDoux, J. , 2000 , O cérebro emocional: As misteriosas estruturas da vida emocional , Cascais: Pergaminho
Lewis, M., & Haviland- Jones, J. , 2000 , Handbook of emotions , New York: The Guilford Press
Sternberg, R. , 2010 , Psicologia Cognitiva (5. ªed.) , Cengage Learning Norte-Americana
Sternberg. R. & Sternberg, K. , 2012 , Cognitive Psychology , Belmont: Wadsworth

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Na unidade curricular de Psicologia da cognição e emoção far-se-á recurso às metodologias expositivas e expositivo/ interrogativo e algumas metodologias activas. Avaliação: 1 prova escrita (50%), onde se avaliará a capacidade de integração dos conteúdos, rigor teórico conceptual e reflexão crítica. Incluirá trabalhos práticos (30%), para aprofundar operacionalizar diferentes perspetivas sobre um tema. Para além de efetuarem uma apresentação à turma (20%), deverão ser capazes de, com supervisão, elaborar um poster sobre o tema estudado. Para a frequência existe um mínimo 75% de assiduidade.