Disciplina: Psicopatologia I

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação em Psicopatologia que constitua um referencial útil para a compreensão do comportamento e da intervenção do psicólogo. Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
1 - Compreender a psicopatologia como um processo que sustentado em evidências da investigação e modelos teóricos bem estruturados;
2 - Saber quais são os principais paradigmas da psicopatologia;
3 - Compreender a psicopatologia numa perspectiva desenvolvimentista;
4 - Conhecer os principais sistemas de classificação de saúde mental;
5 - Dominar e utilizar a linguagem técnica relativa aos conceitos associados à Psicopatologia;
6 - Identificar e diferenciar as características semiológicas dos principais quadros nosográficos;
7 - Identificar e compreender casos que necessitem de intervenção psicológica.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição de psicopatologia. A psicopatologia como um processo de compreensão.
2 - Normalidade e patologia
2.1 - A evolução histórica do conceito de doença mental
2.2 - Os critérios que delimitam a fronteira entre o normal e o patológico
2.3 - A saúde mental em Portugal
3 - Métodos e modelos teóricos e de diagnóstico em psicopatologia
4 - Semiologia psicopatológica: os principais construtos semiológicos e o exame mental
5 - Sistemas de classificação e diagnóstico em psicopatologia
6 - Principais quadros nosológicos: caracterização e reflexão a cerca de casos clínicos à luz da DSM 5:
6.1 - Perturbações do neurodesenvolvimento
6.2 - Esquizofrenia e outras perturbações psicóticas
6.3 - Perturbações bipolares e depressão
6.4 - Perturbações de ansiedade
6.5 - Perturbações obsessivo-compulsivas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alves, F. , 2010 , A Doença Mental nem Sempre é Doença , Edições Afrontamento
APA , 2013 , DSM-V Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders , Washington: Autor
Barlow, D. , 2014 , Clinical Handbook of Psychological Disorders , NY: Guilford Press
Castonguay, L., Oltmanns, T.(eds.) , 2013 , Psychopathology: From Science to Clinical Practice , NY: Guilford Press
Correia, D. , 2014 , Manual de Psicopatologia: De Acordo com o DSM-5 , Lisboa: Lidel
Kring, A. & Johnson, S. , 2014 , Abnormal psychology , New York: Wiley
Lewis, M. & Rudolph, K. (eds.) , 2014 , Handbook of developmental psychopathology , New York: Springer
Maddux, J.&Winstead, B. , 2012 , Psychopathology: Foundations for a Contemporary Understanding , New York: Routledge
Oltmanns, T. Martin, M., Neale, J.&Davison, G. , 2012 , Case studies in abnormal psychology , Hoboken:Wiley
Scheid, T. & Brown, T. , 2010 , A Handbook for the Study of Mental Health: Social Contexts, Theories, and Sys tems. (2nd ed.) , Cambridge: Cambridge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nesta unidade curricular serão usadas várias metodologias de ensino.Nas aulas teóricas far-se-á recurso a uma metodologia expositiva, para transmitir os conteúdos a serem apreendidos de uma forma mais sistematizada e organizada, facilitando a sua compreensão e aquisição por parte dos estudantes. Será também estimulada a reflexão através de metodologia interrogativa. Nas aulas práticas utilizar-se-á uma metodologia que apele a uma participação mais activa dos estudantes, como seja o visionamento de filmes/documentários/vídeos e sua discussão em grupo, análise de casos de intervenção e trabalhos em pequeno grupo em sala de aula. Métodos de avaliação: frequência (50%) e 1 trabalho prático(50%).