Disciplina: Psicologia Social

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - O objectivo geral desta unidade curricular passa por dar a conhecer e a compreender os processos básicos que configuram o comportamento humano na interação social. Este visa a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências a este nível, decompondo-se mais especificamente em:
1 - Conhecer o objeto e evolução histórica da Psicologia Social;
2 - Compreender a necessidade da utilização de uma perspectiva multidisciplinar para observar e compreender as problemáticas psicossociais;
3 - Compreender a complexidade e a multi-casualidade das interações sociais e do funcionamento grupal;
4 - Refletir sobre o modo como os pensamentos, os sentimentos e as ações são afetadas pelos comportamentos dos outros;
5 - Saber analisar processos de interação social;
6 - Desenvolver as competências necessárias para empreender o estudo posterior de temáticas no âmbito da Psicologia Social com maior autonomia.

Conteúdos / Programa:

1 - Objecto da Psicologia Social.
2 - Cognição social e atitudes.
3 - Influência social.
4 - Preconceito e discriminação.
5 - Comportamento social positivo.
6 - Comportamento social negativo.
7 - Processos de grupo.
8 - Desenvolvimento e Eficácia Grupal.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aronson, E., & Aronson, J. , 2012 , The social animal , New York, NY: Worth Publishers
Burke, P. (Ed.) , 2006 , Contemporary Social Psychological Theories , Palo Alto, CA: Sta nford University Press
DeLamater, J. & Ward, A. , 2013 , Handbook of Social Psychology , New York, NY: Springer
Lourenço, P. R., Miguez, J., Gomes, A.D. & Carvalho, C. , 2004 , Eficácia Grupal: análise e discussão de um modelo multidimensional ,
Hogg, M., & Vaughan, G. M. , 2010 , Essentials of social psychology , Edinburgh: Person
Michener, H. A., DeLamater, J. & Myers, D. , 2005 , Psicologia Social , S. Paulo: Thompson
Myers, D. G. , 2013 , Social Psychology , New York: McGraw-Hill
Stangor, C. , 2015 , Principles of social psychology , Nyack, NY: Flat World Knowledge
Vala, J. & Monteiro, M. B. , 2013 , Psicologia Social. , Lisboa: Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia a utilizar nas aulas suportar-se-á no método expositivo-participativo. Concretamente, a partir do método expositivo-participativo, com o apoio de audiovisuais, PPT, artigos científicos, e/ou situações problemáticas atuais, explanando em aula as especificidades unidade curricular de Psicologia Social, de modo a potenciar o papel ativo do aluno na construção dos seus próprios conhecimentos. Pretende-se que os alunos desenvolvam cada vez mais a capacidade de realizar trabalho autónomo com apoio dos referenciais teóricos indicados nas referencias bibliográficas e pesquisados nas bases de dados científicas. A avaliação incluirá uma componente teórica (e.g. teste de conhecimento com uma ponderação de 50% na classificação final) e uma componente prática (e.g. trabalhos individuais/de grupo/relatórios práticos com uma ponderação de 50% na classificação final). As atividades de avaliação prática poderão incluir a apresentação oral dos trabalhos/relatórios em sala de aula.

Regente da Disciplina:

Nuno Miguel Vieira Rodrigues