Disciplina: Modelos de Intervenção Psicológica II

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação em Modelos de intervenção psicológica com orientação comportamental, cognitivista e construtivista. Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
1 - Identificar e caraterizar os modelos comportamentais, cognitivos e construtivistas;
2 - Distinguir os modelos apresentados quanto aos seus paradigmas e fundamentos teóricos;
3 - Conhecer as diferentes modalidades de intervenção subjacentes aos modelos apresentados.
4 - Integrar os modelos numa análise crítica e reflexiva acerca da pluralidade de discursos e propostas de intervenção psicológica em diferentes contextos.

Conteúdos / Programa:

1 - Modelos comportamentais
1.1 - Condicionamento clássico
1.2 - Condicionamento operante
1.3 - Aprendizagem social
2 - Modelos cognitivistas
2.1 - Modelo cognitivo de A. Beck
2.2 - Terapia racional emotiva de A . Ellis
2.3 - Terapia focada nos esquemas de J. Young
2.4 - Terapia cognitivo-interpessoal de J. Safran
2.5 - O modelo meta-cognitivo S-REF de A. Wells
3 - Modelos de terceira geração
3.1 - Terapia da Aceitação e Compromisso de S.Hayes
3.2 - Terapia focada na Compaixão de P. Gilbert
4 - Modelos construtivistas
4.1 - A terapia centrada nas emoções de L. Greenberg
4.2 - A terapia narrativa de reautoria de D. Epston e M. White

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gilbert, P. , 2010 , Compassion focused therapy: distinctive features , London: Routledge
Gonçalves, M. , 2003 , Psicoterapia, uma arte retórica: Contributos das terapias narrativa s , Coimbra: Quarteto
Gonçalves, O. , 1990 , Terapia comportamental , Porto: Edições Jornal de Psicologia
Gonçalves, O. , 1999 , Introdução às psicoterapias comportamentais , Coimbra: Quarteto
Gonçalves, O. , 2002 , Viver narrativamente. A psicoterapia como adjectivação da experiência , Coimbra: Edições Quarteto
Gonçalves, O. , 2004 , Terapias cognitivas: Teorias e práticas (4.ª ed.) , Porto: Afrontamento
Greenberg, L. , 2015 , Terapia focada nas emoções , Vialonga: Coisas de ler
Hayes, S. C. , 2012 , Acceptance and commitment therapy: the process and practice of midful change (2nd. ed.) , New York: Guilford Press.
Joyce-Moniz, L. , 1979 , A modificação do comportamento , Lisboa: Livros Horizonte
Wells, A. , 2008 , Emotional disorders and metacognition , Chichester: Wiley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas será privilegiada a metodologia expositiva, enquanto nas aulas teórico-práticas as metodologias de ensino incluirão além da exposição métodos ativos como a realização de actividades que impliquem a participação efetiva e ativa dos alunos no processo de pesquisa e aquisição dos conhecimentos: análise de textos e visualização de vídeos exemplificativos dos diferentes modelos, seguidos de reflexão e debate; realização de trabalhos e atividades individuais e de grupo e a sua discussão. O método interrogativo orientará os debates e discussões a realizar. A avaliação incluirá um teste escrito (50%) e um trabalho prático (50%).

Regente da Disciplina:

Ana Lúcia dos Santos Faria