Disciplina: Módulo II.I.

Área Científica:

Anatomia e Biologia Celular/Ciências Funcionais

HORAS CONTACTO:

138 Horas

NÚMERO DE ECTS:

13 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O módulo de Sistemas Orgânicos e Funcionais é aglutinador de diversas áreas do conhecimento fundamentais para o saber médico, das moléculas ao Homem. Após o módulo de Sistemas Orgânicos e Funcionais, outras disciplinas do curso de medicina levarão os alunos desde o indivíduo até ao seu contexto social.

O Módulo Sistemas Orgânicos e Funcionais estende-se por três semestres, desde o 1º semestre do 1º ano até ao 1º semestre do 2º ano.

O objectivo global do módulo cumpre-se com a compreensão por parte dos alunos que o organismo humano, na sua dimensão física, é uma unidade regulada e passível de regulação, da escala microscópica à escala macroscópica, em vários níveis (molecular, celular/tecidular, órgão, sistema, individuo) e que esta homeostasia existe, quer dentro de cada nível, quer entre níveis.

Conteúdos / Programa:

. Relação estrutura/função das grandes famílias de biomoléculas.

. Principais vias do metabolismo energético, com ênfase para a sua regulação e interelação em todo o organismo (papel desempenhado por enzimas, compartimentação celular e hormonas).

. Arquitectura morfo-funcional das células especializadas que integram o nosso corpo, assim como a dos tecidos biológicos em que elas se organizam, de modo a entender o seu papel na homeostasia do organismo normal e ficar apto a reconhecer e interpretar desvios e anomalias. Compreensão da estrutura e importância funcional de tecidos biológicos excitáveis como muscular e nervoso.

. Morfologia anatómica e imagiológica normal de todos os ossos e cartilagens que constituem o corpo humano.

. Constituição histológica geral das cartilagens, com incidência na morfologia e função dos vários tipos de cartilagem.

. Constituição histológica geral e funções do tecido ósseo.

. Morfologia anatómica e imagiológica normal das articulações do corpo humano, seus constituintes, movimentos e classificação.

. Morfologia anatómica e imagiológica normal dos músculos do corpo humano, características morfológicas, inserções e acções.

. Vários tipos de músculo a nível molecular e celular e metabolismo energético inerente à contracção muscular.

. Classificação, estrutura e distribuição dos vários tipos de tecido muscular.

. Interacções célula-célula e célula-matriz, controlo nervoso e endócrino do tecido muscular. Morfologia anatómica e imagiológica normal dos componentes (nervos, gânglios, plexos) do sistema nesvoso periférico somático e visceral em correlação com a sua função e importância clínica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

  • Berg Jeremy M, Tymoczko John L, Stryer L. (2011) Biochemistry, 7th Edition, W. H. Freeman and company, NY,EUA. Cota Biblioteca 61:577.1 BER Bio 7ª ed.;
  • Devlin Thomas M. (2010) Biochemistry with clinical correlations, 7th Edition, Jonh Wiley & Sons. Inc, EUA. Cota Biblioteca 61:577.1 Tex 7ª ed.;
  • Nelson David L, Cox Michael M. (2012) Leninger Principles of Biochemistry, 6th Edition, W. H. Freeman and Company, NY, EUA. Cota Biblioteca 61:577.1 NEL Leh 5ª ed.;

Métodos e Critérios de Avaliação:

A classificação quantitativa final será calculada pela ponderação de 50% da componente teórica e 50% da componente prática, com nota mínima de 9,5 em cada uma das componentes que constituem a avaliação, individualmente. As notas do exame teórico (após as 2 épocas) entre 8,0 e 9,5 serão passíveis de repescagem através de prova oral multidisciplinar como oportunidade adicional para os alunos obterem a nota mínima de aproveitamento. A distribuição da ponderação de 1/2 na componente prática do módulo pelas diversas áreas disciplinares práticas será feita de acordo com o peso relativo de cada uma em cada semestre. Em 2009/10, é adoptada a seguinte ponderação:

Semestre 1 ? Anatomia 50%, Bioquímica 50%

Semestre 2 ? Anatomia 40%, Histologia 40%, Fisiologia 20%

Semestre 3 ? Anatomia 25%, Farmacologia 25%, Fisiologia/Bioquímica 25%, Histologia 25%,