Disciplina: Tronco Comum I

Área Científica:

Medicina Preventiva e Ciências Sociais

HORAS CONTACTO:

19 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Ética

Estimular a sensibilidade e raciocínio éticos dos alunos, em articulação com uma formação humanística mais aprofundada.

Ciências Sociais

Sensibilizar os estudantes para a pluralidade de abordagem das diversas ciências sociais nos problemas da saúde, doença, morte, e enquadramento sócio-cultural e ético do acto médico.

Suporte Básico de Vida
 
Sensibilizar os alunos para a importância da reanimação cardio-respiratória (RCR).
Formação sobre as técnicas básicas em RCR.

Conteúdos / Programa:

Iniciação às grandes questões e princípios da Bioética nas suas vertentes humana, da bioética da natureza e bioética animal e respectiva evolução histórica. Interface na sua expressão nas ciências sociais.

Suporte Básico de Vida.
Esta actividade pedagógica destina-se a fornecer a informação básica sobre Reanimação Cardio-Respiratória (RCR) que qualquer cidadão deve dominar. O futuro médico deverá aprofundar os conhecimentos e o domínio de técnicas que lhe permitam actuar no âmbito dos restantes elos da Cadeia de Sobrevivência.
Em RCR não basta possuir conhecimentos: é necessário treinar, regularmente, gestos e atitudes. Para tal, utilizam-se modelos com componentes simuladores da anatomia e fisiologia do ser humano com diferentes níveis de complexidade. 
O treino regular e orientado garante a preparação de pessoas mais conscientes da sua função social e, por isso, mais cultas e participativas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Helga Kushe and Peter Singer A Companion to Bioethics Oxford, Blackwell Publishers,  2001; T. Beauchamp, J. Childress, Principles of Biomedical Ethics 5th edition New York, Oxford University Press, 2001; Albert R.Jonsen, Mark Siegler, William J. Winslade Clinical Ethics. A Practical Approach to Ethical Decisions in Clinical Medicine  Sixth Edition, McGrawHill, 2006;  para restante bibliografia completa consultar site da unidade curricular.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Avaliação da Aprendizagem

Exame Teórico integrando as suas componentes de bioética e ciências sociais.

Avaliação do Ensino:

Ética e Ciências Sociais- Avaliação Teórica, prova escrita

Suporte Básico de vida- Avaliação prática