Disciplina: Módulo III.IV.

Área Científica:

Ciências Médicas / Ciências Cirúrgicas

HORAS CONTACTO:

62 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1- APRENDIZAGEM DE UM MODELO DE HISTÓRIA CLÍNICA 

2- APRENDIZAGEM DOS SINTOMAS E SINAIS CARDINAIS DAS PRINCIPAIS SÍNDROMES CLÍNICAS

3- COMUNICAÇÃO MÉDICO-DOENTE 

4- BASES DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO MÉDICO

Conteúdos / Programa:

AULAS TEÓRICAS DE CARÁCTER EMINENTEMENTE CONCEPTUAL, ONDE SERÃO ABORDADOS OS ASPETOS NUCLEARES DA SEMIOLOGIA DOS DIVERSOS ORGÃOS E SISTEMAS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO BÁSICO DE SEMIOLOGIA) E A SEMIOLOGIA APLICADA AOS PRINCIPAIS SÍNDROMES CÇÍNICOS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO DE SEMIOLOGIA APLICADA A SÍNDROMES CLÍNICOS). AS AULAS ESTÃO ESTRUTURADAS PARA APLICAR O CONHECIMENTO DA SEMIOLOGIA À ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA CLÍNICA. 

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS CENTRADAS NA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS. 

AULAS PRÁTICAS BASEADAS EM MODELOS MECÂNICOS E SIMULADORES. TREINO DO EXAME OBJETIVO MÉDICO - AUSCULTAÇÃO CARDÍACA, PULMONAR, PALPAÇÁO ABDOMINAL, AVALIAÇÃO DOS PULSOS, EXAME DO APARELHO LOCOMOTOR; TREINO DA COLHEITA DA HISTÓRIA CLÍNICA

Bibliografia / Fontes de Informação:

GUIDE TO PHYSICAL EXAMINATION AND HISTORY TAKING. 12TH EDITION. LYNN S. BICKLEY. WOLTERS KLUVER.

THE PATIENT HISTORY AN EVIDENCE-BASED APPROACH TO DIFFERENTIAL DIAGNOSIS. 2ND EDITION. MARK C. HENDERSON, LAWRENCE M. TIERNEY JR, GERAL W. SMETANA. LANGE. 

SEMIOLOGIA MÉDICA. PRINCÍPIOS, MÉTODOS E INTERPRETAÇÕES. 2ª EDIÇÃO. J.L. DUCLA SOARES. LIDEL.

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

# AVALIAÇÃO TEÓRICA = 65% (MÍNIMO 10 VALORES)

# AVALIAÇÃO CONTÍNUA DAS AULAS PRÁTICAS  = 10% 

 # AVALIAÇÃO PRÁTICA  = 25% 

  • EXECUÇÃO DE GESTOS SEMIOLÓGICOS