Disciplina: Design Estúdio - Conceptual

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Gerar conhecimentos através de um projeto de design conceptual.
2 - Desenvolver conhecimentos sobre modelos e processos de criação em design.
3 - Dominar ferramentas de criação e de seleção de conceitos adequados ao projeto.
4 - Desenvolver competências para identificar oportunidades de criação de um design conceptual.
5 - Desenvolver um design conceptual.

Conteúdos / Programa:

1 - A análise e síntese da oportunidade de projeto em design.
2 - A definição do âmbito do problema e da solução no projeto em design.
3 - A seleção de processos e de ferramentas adequadas ao projeto em design.
4 - O desenvolvimento de um projeto de design conceptual.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Papanek, V. , 2019 , Design for the Real World (3rd ed.) , Thames & Hudson
Bramston, D., & YeLi. , 2017 , Idea Searching for Design: How to Research and Develop Design Concepts (Basics Product Design) (2nd ed.) , Bloomsbury Visual Arts
Huppatz, D. J. , 2019 , Design: The Key Concepts (Annotated ed.) , Bloomsbury Visual Arts
Kolko, J., & Johnson, B. , 2015 , Exposing the magic of design: A practitioner's guide to the methods and theory of synthesis , Oxford University Press
Hara, K. , 2007 , Designing Design (2nd ed.) , Zurich: Lars Müller Publishers

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'C'. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua (20%) e a prática do projeto em design (80%). Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de percepção, desenho, composição, modelação e de comunicação. A avaliação da prática do projecto (80%) é subdividida em partes (máximo 3) correspondentes às fases do projecto e conforme Regulamento da avaliação da aprendizagem da Universidade da Madeira.