Disciplina: Comunicação Audiovisual - Infografia e Ilustração

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Gerar conhecimentos através do desenvolvimento de um projeto de comunicação audiovisual.
2 - Desenvolver conhecimentos metodológicos nas áreas da Comunicação Audiovisual e do Design de infografia e de ilustração.
3 - Explorar ferramentas de criação através de infografia e ilustração.
4 - Desenvolver competências para identificar oportunidades de design para a comunicação audiovisual.
5 - Desenvolver um protótipo de comunicação audiovisual.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao storytelling
2 - O processo criativo: pesquisa, geração e realização de ideias.
3 - Métodos para uma pesquisa visual aprofundada.
4 - Narrativa visual: o uso de ilustração e infografia.
5 - Como expressar uma ideia visualmente: moodboards, esboço à mão, storyboard, maquetes.
6 - Transição de imagens estáticas para imagens sequenciais e para imagens em movimento.
7 - Planear um projeto audiovisual através da cultura da animação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Hobbs , 2013 , Sketch Your World. Essential Techniques for Drawing on Location , Apple
E. Bertolotti, H. Daam, F. Piredda,V.Tassinari , 2016 , Pearl Diver. The Designer as Storyteller , Pearl Diver. The Designer as Storyteller
Arnheim, R , 2004 , Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye , Univ of California Press
Benjamin, W. , 2001 , The Storyteller, Reflections on the Works of Nikolai Leskov , Cambridge, MA: Harvard University Press
Lupton, E. , 2017 , Design Is Storytelling , Cooper Hewitt
Oliveros, P. , 2005 , Deep Listening: A Composer's Sound Practice , New York: iUniverse
Yelavich, S. , 2020 , Thinking Design through Literature , Routledge
Bendazzi, G. , 2016 , Animation: a world history. , London: CRC Press
Schwabish, J. , 2021 , Better Data Visualizations: A Guide for Scholars, Researchers, and Wonks , Columbia

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'C'. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua (20%) e a prática do projeto em design de comunicação audiovisual (80%). A avaliação da prática do projecto (80%) é subdividida em partes (máximo 3) correspondentes às fases do projecto e conforme Regulamento da avaliação da aprendizagem da Universidade da Madeira. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de perceção, desenho, composição, modelação e de comunicação.

Regente da Disciplina:

Elisa Bertolotti