Disciplina: Design Estúdio Avançado - Comunicação

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Capacidade de integrar conhecimentos mais complexos em projeto de design ligados à comunicação gráfica, digital e ou de web.
2 - Desenvolver massa crítica em torno da comunicação gráfica contemporânea
3 - Adquirir competências sofisticadas de autoria e desenvolvimento projetual autónomas.
4 - Dominar ferramentas avançadas de criação de soluções de design de comunicação.
5 - Desenvolver competências de prototipagem digital e de arte finais para a produção de artefactos de design de comunicação.

Conteúdos / Programa:

1 - Identidade corporativa: caracterização da linguagem, imaginário, missão e valores de uma instituição/empresa, para um projecto de branding
2 - Compreender os aspetos que constituem uma Marca e o seu posicionamento no mercado. Estabelecer relações gráficas que traduzam a identidade da Marca, em vários suportes.
3 - Desenvolver linguagens formais e de composição gráfica contemporânea recorrendo a motion graphics.
4 - Design Editorial. Aplicação e desenvolvimento de conceitos gráficos inovadores, estimulando a linguagem autoral do estudante, aplicados num projeto editorial.
5 - Estudo da interação humano-computador.
6 - Introdução da Lei de Fitts e Lei de Hicks e aplicações conceptuais de AJAX e XML.
7 - Desenvolver habilidades nas linguagens gráficas e de programação para web/mobile, HTML5, Bootstrap, CSS3, Javascript e redes sociais.
8 - Ferramentas Web: SItemaps, Wireframes, Mockups, Prototipagem e testes.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bo Bergström , 2008 , Essentials of Visual Communication , Laurence King
JULIER, G , 2008 , The culture of design , SAGE
Georgia Butina-Watson; Ian Bentley , 2007 , Identity by Design , Butterworth-Heinemann
.Kevin Budelmann, Yang Kim, Curt Wozniak , 2013 , Essential Elements for Brand Identity: 100 Principles for Designing Logos and Building Brands (Desi , RockPort
Alina WHEELER , 2012 , Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team , John Wiley & Sons; 4th Edition
Rauschmayer, A , 2019 , JavaScript for impatient programmers ,
Ware, C. , 2020 , Information Visualization: Perception for Design (Interactive Technologies) , Morgan Kaufmann.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Na componente TP é utilizado uma abordagem expositiva e dialógica, de confronto de conceitos, ideias e análises críticas sobre o tema do design de comunicação. Na componente Laboratorial são aplicados os métodos de aproximação a uma prática profissional de estúdio, em que os estudantes desenvolvem autonomamente as tarefas, monitorizadas e discutidas com o docente em todas as aulas. A avaliação da disciplina é feita por projeto, em que cada fase é alvo de avaliação. - Investigação e conceito; - pré-projeto; - Projeto final; - Apresentação oral e multimédia; Incluído na avaliação final da UC o máximo de 10% para avaliação continua que se reflete na assiduidade, participação ativa nas tarefas em aula e nas tarefas realizadas em trabalho autónomo em casa. Os pesos de cada momento podem variar consoante a UC tenha vários projetos, ou de acordo com a complexidade que cada fase possa ter na relação com a proposta de cada ano.