Disciplina: Sistemas de Informação Geográfica e Modelação

Área Científica:

Engenharia e Técnicas Afins

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - U.C. de SIG e Modelação desenvolve conhecimentos sobre dados, na análise e modelação espacial, no desenvolvimento de plataformas WEBGIS e Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) aplicadas ao desenvolvimento rural e produção vegetal, bem como, à gestão e promoção das atividades de comercialização, informação e segurança alimentar. A U.C. Tem como objetivos Compreender as bases teóricas e os domínios de aplicação dos SIG; Capturar (meta)dados espaciais e organizar catálogos de dados; Desenvolver exercícios de análise/modelação espácio-temporal na relação dos recursos com as condições e processos em produção biológica; Publicar e partilhar dados espaciais em redes de conhecimento.

Conteúdos / Programa:

1 - Parâmetros e sensores agroclimáticos e produtivos espacialmente explícitos
2 - Componentes, dimensões e domínios de aplicação das C&TIG na agricultura e alimentação
3 - Parâmetros, sensores e dados de clima, solo, água e vegetação
4 - (Geo)referenciação e gestão de bases de (meta)dados espaciais
5 - Avaliação e gestão de qualidade de dados espaciais
6 - A análise e modelação espacial em sistemas de suporte à decisão em AB
7 - Operações de análise e modelação espacial de padrões das condições naturais, práticas, estados e monitorização da produção
8 - Modelos de análise espacial de zonagem, avaliação de risco e aptidão em sistemas agro-ecológicos
9 - Sistemas de suporte à decisão espaciais operacionais em cartas de prescrição e aplicação de débito variável (VRT)
10 - Sistemas e infraestruturas de informação no apoio à AB
11 - Gestão colaborativa de redes de conhecimento e trabalho
12 - Os sistemas de informação de rastreabilidade, certificação e apoio à comercialização e ao consumidor

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bastos, R., Santos, M., Ramos, J. A., Vicente, J., Guerra, C., Alonso, J., Honrado, J., Ceia, R. S., Timóteo, S., & Cabral, J.A. , 2012 , Testing a novel spatially-explicit dynamic modelling approach in the scope of the laurel forest management for the endangered Azores bullfinch (Pyrrhula murina) conservation. ,
Fu, P., & Sun, J. , 2010 , Web GIS: Principles and Applications ,
Heywood, D. I., Cornelius, S. C., & Carver, S. J. , 2011 , An Introduction to Geographical Information Systems ,
Lloyd, C. D. , 2010 , Spatial data analysis. An introduction for GIS users ,
Rocha, J., & Abrantes, P. , 2019 , Geographic Information Systems and Science ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). As atividades de aprendizagem à distância serão realizadas em duas componentes introdutória que lecionará os conceitos teóricos, sendo os respetivos tópicos aprofundados, através de atividades assíncronas realizadas pelos alunos orientados por tutorias ativas. As aulas teórico-práticas síncronas assentam em metodologias expositivas e interrogativas dos conteúdos. Nas atividades assíncronas usar-se-á interação de grupo para o desenvolvimento de trabalhos/projetos práticos em situações reais com acompanhamento dos docentes.